O que é fascista?

Perguntado por: sgomes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia.

A palavra fascismo deriva do italiano fascio, que significa "feixe" e remete para uma "aliança" ou "federação". Já o termo fascista significa inicialmente os apoiadores do fascismo. São pessoas que possuem um posicionamento político autoritário e anti-democrático.

Fascismo é uma ideologia política de extrema-direita que defende posições políticas conservadoras, manifesta um nacionalismo extremado, atua de maneira radicalizada e vê na violência uma forma de alcançar e sustentar o poder. É uma ideologia que se adapta muito bem às diferentes realidades políticas.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.

Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus. Significa que há só um Deus, uma única pátria e um só tipo de família. Um slogan amplamente usado por Mussolini durante 20 anos de fascismo.

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

Benito Mussolini

1. Benito Mussolini (1883-1945) O futuro líder do Partido Fascista (Fasci di Combatimento, em português Grupo de Combate), fundado em 1919, Mussolini nasceu província de Forli, Itália, no ano de 1883.

Fasces significa feixe. Constitui-se, portanto, de um feixe de varas de bétula branca, simbolizando o poder de punir, amarradas por correias vermelhas, símbolo da soberania e da união.

O fascismo estabelece um governo totalitário que exerce o controle absoluto dos direitos dos cidadãos, seja no contexto político, cultural ou econômico. Além disso, o governo incita o corporativismo entre todos os setores da sociedade com o objetivo de criar um “Estado Orgânico”.