O que é meritocracia?
O termo Meritocracia, neologismo — do latim mereo e do grego antigo κράτος, transl. krátos — estabelece uma ligação direta entre mérito e poder. Tanto a palavra mérito quanto a palavra poder têm diversos significados, o que faz com que o termo meritocracia seja polissémico.
O que é o conceito de meritocracia
Ou seja, a meritocracia seria um modelo justo por premiar quem mais merece. Nesse sentido, instituições meritocráticas promovem pessoas em função dos seus méritos pessoais, como aptidão, trabalho, esforço, competição, inteligência e outras virtudes.
O que é meritocracia exemplos
Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.
Qual é o objetivo da meritocracia
O que é meritocracia? O objetivo da meritocracia nas empresas é valorizar, bonificar e promover os colaboradores que têm os melhores desempenhos e resultados dentro da empresa. Ou seja, é um sistema de gestão que consiste em considerar o merecimento como forma de avaliação para reconhecer o profissional.
Qual é a ideologia da meritocracia
Mérito ou meritocracia é a ideia de que as pessoas devem se destacar não com base na classe social de seus pais, mas com base em suas próprias conquistas — em quão produtivas e habilidosas elas são.
Como a meritocracia é aplicada no Brasil
A meritocracia no Brasil
Por exemplo: nos países desiguais parte da população não consegue acessar direitos como educação e saúde. Por isso, a meritocracia seria uma avaliação injusta, já que os resultados comparados seriam de pessoas que vivem em contextos sociais desiguais.
Como se aplica a meritocracia
Como colocar a meritocracia em prática
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: Definir as metas do período; definir como será medido o desempenho; definir quais serão os prêmios e bonificações.
Qual é o oposto de meritocracia
O socialismo e demais ideologias que pregam o conceito de sociedade igualitária, também se opõe à meritocracia. Para este grupo, a ideia de incentivar o sucesso baseando-se no individualismo faz com que cresça a desigualdade social e o "Darwinismo Social". Saiba mais sobre o significado de desigualdade social.
Quais os benefícios da meritocracia
Além de aumentar a produtividade da equipe e o engajamento dos colaboradores (o que contribui diretamente para o crescimento da empresa), o sistema de remuneração por meritocracia ajuda a filtrar os talentos da empresa. Afinal, profissionais qualificados buscam, antes de tudo, serem valorizados pelo trabalho.
O que substitui a meritocracia
1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.
Quais os riscos da meritocracia
Perigos da meritocracia caso não for bem implementada
- Redução do trabalho em equipe em prol do individualismo.
- Redução da moral dos funcionários que não forem beneficiados.