O que é espiritismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Espiritismo, doutrina espírita ou kardecismo é uma doutrina espiritualista e reencarnacionista estabelecida na França em meados do século XIX pelo autor e educador Allan Kardec.

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

É uma religião sem culto externo, sem sacerdócio organizado, sem cerimônias de qualquer natureza, sem intermediários entre a criatura e o Criador, podendo ser considerada como uma religião cósmica tendo como o amor e a caridade como ideal maior.

“O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual.” O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica.

Além de empreender esse tipo de ação religiosa, o espiritismo também tem uma prática social arraigada entre seus membros. Segundo os princípios espíritas, o indivíduo deve praticar a caridade como uma forma de estabelecer a melhora de sua condição espiritual presente e de suas posteriores reencarnações.

O espiritismo não proíbe nada, mas espera tudo de nós.

Diz: “Nós somos também animais, e o magnetismo animal é muito importante em nossa vida, pois, a espiritualidade faz parte, também, de todos nós.” E mais: “Nós possuímos um campo energético, e temos que ter a capacidade de cuidar dele”.

A Doutrina Espírita apresenta-se sob três pilares: ciência, filosofia e religião. O primeiro estuda os aspectos científicos de assuntos como mediunidade, reencarnação e sobre a própria existência do Espírito. A parte filosófica é encarregada de estabelecer as relações com o universo, as leis morais.

Os centros espíritas são uma espécie de janelas abertas para o céu e têm como missão o estudo e a prática da Doutrina dos Imortais. Neles, iluminam-se os Es- píritos, aprendendo, na convivência fraternal, a experiência da solidariedade, do trabalho e da tolerância, a fim de poderem avançar no rumo da plenitude.

Uma obra ideal para introduzir a doutrina espírita aos leitores interessados no assunto é O Livro Dos Espíritos. O livro de Allan Kardec, um dos maiores nomes do espiritismo no mundo, explica de maneira simples e didática sobre os principais conceitos da religião.

A expressão “Espírito Santo”, citada no texto de João, tem significado espírita específico: indica fonte sábia e inesgotável de bens espirituais, recursos que dimanam do Alto, da fonte da Vida, no trabalho justo e incansável que se estende pelo Universo.

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na terra, o Espírito Divino o animava.

Existência de Deus e Sua obra; Existência e imortalidade da alma; Evolução dos Espíritos; Pluralidade das existências dos Espíritos; Pluralidade dos mundos habitados; Comunicabilidade dos Espíritos; Moral dos Espíritos Superiores.

Os espíritas sinceros, na sagrada missão de paternidade, devem compreender que o batismo, aludido no Evangelho, é o da invocação das bênçãos divinas para quantos a eles se reúnem no instituto santificado da família.

Toda pessoa de boa vontade e disposição sincera de auxiliar o próximo pode aplicar passes e a capacidade de ajudar na proporção do esforço auto educativo e da instrução do passista.

O "espiritismo" é perigoso exatamente porque pode ser o "fator desencadeador" da alienação mental. O que começaria com uma simples "impressão" ou "sugestão", evoluiria até tomar a forma de "alucinações", desembocando, enfim, em uma "mania".