O que é o batismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Batismo é o ritual de purificação e consagração que é praticado em várias religiões, principalmente no Cristianismo. A palavra batismo também está relacionada com o ato de dar um nome a alguém. Na Igreja Católica o batismo é praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, algo que começou no século III.

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

O batismo é um mandamento
Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7). Todas as pessoas que decidem seguir a Jesus devem obedecer igualmente ao mandamento de Deus de serem batizadas.

Durante o batismo de Jesus Cristo, João imergiu Jesus completamente na água. Este tipo de batismo é chamado de batismo por imersão. Podemos ser batizados por imersão, tal como Jesus o foi.

O batismo faz parte dos sacramentos instituídos por Jesus Cristo, conforme consta no livro dos Atos dos Apóstolos e foi celebrado pela primeira vez após a vinda do Espírito Santo.

A consagração, de fato, é um ato de devoção que não faz parte do sacramento do batismo. Mas os católicos brasileiros têm tanta devoção por Nossa Senhora que fazem questão de consagrar seus filhos à Mãe de Deus durante a cerimônia do batizado.

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

O batismo apaga a mancha do pecado original com o qual todos nós nascemos. Em palavras simples: a Igreja ensina – e esta é sua doutrina – que o gérmen da maldade e da fraqueza humana faz parte de sua condição como ser humano enquanto tal desde o seu nascimento.

O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova.

O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.

Senhor, te entrego o meu segundo coração ao passo que meu filho é batizado no dia de hoje. Proteja-o e abençoe a sua alma. Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.