O que é mandala?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Refere-se a uma figura geométrica em que o círculo está circunscrito em um quadro ou o quadrado em um círculo. Essa figura possui ainda subdivisões, mais ou menos regulares, dividida por quatro ou múltiplos de quatro.

Significado da Mandala. A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.

A mandala é um símbolo formado por um círculo com diferentes formas geométricas em seu centro. Comum em diferentes manifestações religiosas, como o budismo e o hinduísmo, ela está associada à representação do Universo e à mente humana, e é utilizada em rituais espirituais.

Muitas pessoas usam mandalas não apenas para criar um caminho de experiências, mas para encontrar paz, tanto mental quanto espiritual. A elaboração de mandalas não é usada apenas como método de meditação ou relaxamento, mas em muitas ocasiões também está incluída no que é conhecido como arte-terapia.

Você pode energizar sua mandala durante 7 dias, escolhendo, no máximo, 7 cristais, com sete finalidades especiais para a sua vida. Depois desse período, você deve deixar a mandala num local que tenha contato durante o dia. Ela pode ser usada em casa ou no seu trabalho.

Mandala é um símbolo espiritual e ritual no hinduísmo e no budismo. Os desenhos circulares simbolizam a ideia de que a vida nunca acaba e tudo está conectado. A mandala representa o universo e a jornada espiritual de cada um de nós.

Onde colocar: na área “Sucesso” da sua casa ou ambiente, preferencialmente voltada para porta e uma parede única em destaque. Esta mandala serve para ativar a sua criatividade. Com a criatividade equilibrada, nas horas difíceis, você terá pensamentos novos, que podem te ajudar.

A palavra em si significa “círculo” em sânscrito. A mandala recebeu diversos significados ao longo da história, a maioria deles ligada à cura e espiritualidade. Ela é encontrada e utilizada em religiões como budismo e hinduísmo, em tribos indígenas da América do Norte e até na Psicologia analítica.

Mandalas são símbolos circulares com formas geométricas em seu centro. Enraizadas em tradições como o budismo e o hinduísmo, elas simbolizam o Universo e a mente humana, desempenhando um papel vital em práticas espirituais.

Essa forma de arte e contemplação teria sido inventada pelo próprio Buda e cada parte do desenho representaria suas lições. Assim como em sua origem, a mandala é usada até hoje no budismo, no hinduísmo, no tantrismo e na yoga como ponto focal para meditação.