Onde está a Arca de Noé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Monte Ararat

A Arca de Noé flutua na água por cinco meses. Depois que as águas baixam por ordem divina, o navio ancora em uma montanha. O profeta Noé, após deixar seu navio, senta-se na encosta da montanha e a vida recomeça na terra ... É o Monte Ararat, a montanha mencionada na lenda!

Será que já encontraram a Arca de Noé? Não, e provavelmente nunca encontrarão, pois a Arca muito provavelmente é uma ficção. Não há motivos para acreditarmos que não seja.

Uma brasileira visitou o Ark Encounter, um parque temático em Williamstown, no estado de Kentucky (EUA), no início de agosto, que tem como principal atração uma réplica em tamanho real da Arca de Noé.

Arca de Noé foi construída por holandês e virá ao Brasil.

A Arca de Noé flutua na água por cinco meses. Depois que as águas baixam por ordem divina, o navio ancora em uma montanha. O profeta Noé, após deixar seu navio, senta-se na encosta da montanha e a vida recomeça na terra ... É o Monte Ararat, a montanha mencionada na lenda!

Em teoria, ela poderia flutuar sim — mas com ressalvas. Na história bíblica de Noé, recém-adaptada para o cinema, uma arca gigantesca é construída para abrigar dois animais de cada uma das espeícies existentes no planeta e salvá-los de um dilúvio.

Quando Deus deu a ordem de construir a arca, os três filhos de Noé já eram adultos e casados. Isso pode ter sido 50 ou 60 anos depois que o primeiro filho nasceu. (Gênesis 6:14, 18) Com base nestes relatos, parece razoável concluir que a construção da arca tenha durado 40 ou 50 anos.

A embarcação, segundo Huibers, respeitou as dimensões bíblicas apresentadas no livro de Gênesis com 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura.

Tempo que Noé demorou para construir a arca
Noé, mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, já tinha 500 anos. Quando ele finalmente entrou na arca, sua idade era de 600 anos. Esses detalhes sugerem que a construção da arca pode ter durado aproximadamente 100 anos.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígio da Arca da Aliança em templo israelita. Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas.

No livro Noah's Flood (O Dilúvio de Noé, em tradução livre), de William Ryan e Walter Pitman, geólogos marinhos relatam acreditar ter encontrado a origem histórica das lendas de uma grande enchente que destruiu civilizações antigas que margeavam o Mediterrâneo e o Mar Negro há 7,6 mil anos.

Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra. Depois do dilúvio, Noé soltara uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído.

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.

Apesar de tantas adversidades, do pânico da morte iminente, todos os que estavam dentro da arca se salvaram, nem um único animal se perdeu ou se feriu. Isso aconteceu porque foi Deus quem fechou a porta da arca, mostrando que, estando ali dentro, nenhum mal os atingiria, não im¬portando o tamanho do caos no ex¬terior.

Noé era um homem justo e íntegro entre seus contemporâneos e andava com Deus. A terra se corrompera diante de Deus e estava cheia de violência. Deus viu a terra corrompida, porque todo homem da terra tinha se corrompido em seu comportamento. (Gn 6,9.11-12).

Há cerca de meio século, em 1959, foi encontrado no distrito de Doğubayazıt, em Ağrı, na Turquia uma formação em forma de navio enterrado no subsolo.