Onde foi revelados os 10 mandamentos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos. Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias.

Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.

Monte Sinai

O pico de granito do Monte Sinai é o marco mais icônico da trilha, pois foi onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos, segundo o Livro do Êxodo, do Antigo Testamento.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.

Egito

Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horeb, ou em árabe como Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Moisés

O povo não estava pronto para obedecer às leis e mandamentos que o Senhor tinha escrito. Moisés quebrou as tábuas de pedra e destruiu o bezerro de ouro.

quarenta dias

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha. No final, ele desce com duas tábuas de pedra e seu rosto está radiante.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.” “Deus quer que O amemos, amemos nosso próximo e amemos a nós mesmos”, disse o Bispo L.

A sua autoria tem sido tradicionalmente atribuída ao grande líder hebraico Moisés, seja por judeus seja por cristãos. Também por isso chamado de "Lei de Moisés", considera-se atualmente que o Pentateuco não pode ser obra apenas de um autor, não o sendo daquele, todavia.

Moisés

Depois, sob a orientação de Deus, Moisés subiu mais uma vez no monte e novamente os Dez Mandamentos foram escritos em duas novas tábuas de pedra (Deuteronômio 10:1-4).

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Monte Horeb

A sarça ardente é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia no livro do Êxodo [3:1–4:17] localizado no Monte Horeb.

O Egito representa esse mundo que, estimulando o pecado, gera escravidão e morte. A terra prometida é o céu, lugar para onde nos guiará o Cordeiro de Deus, sendo Moisés um tipo seu. As nove primeiras pragas são juízos parciais de Deus que nos chamam ao arrependimento ante do dia do Senhor.

Monte Nebo, Jordânia

O monte Nebo é um monte na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.