O que é ditongo tritongo e hiato exemplo?

Perguntado por: ufurtado5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Há três tipos de encontro vocálico:

  1. Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí.
  2. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.
  3. Tritongo: encontro entre três vogais, todas pertencentes à mesma sílaba. Ex.: Paraguai.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

  1. Ditongo. Ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba. ...
  2. Tritongo. Tritongo é a combinação de duas semivogais e uma vogal na mesma sílaba. ...
  3. Hiato. O hiato ocorre quando duas vogais que, estando juntas numa palavra, separam-se na separação silábica.

Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. Alguns exemplos de ditongo são: Beijo.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Quanto à sua classificação, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes (de acordo com a sua localização) e orais ou nasais (de acordo com a sua pronúncia).

Diferença entre ditongo e hiato
Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

A presença de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba caracteriza o ditongo.

Ditongos orais e nasais
éi (papéis); au (degrau); ou (ouro); ui (fui).

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".