Quais são as palavras ditongo crescente?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: água (á-gua)

Portanto, o ditongo crescente é quando a semivogal vem antes da vogal, provocando um “crescimento” na palavra. São mais frequentes em sílabas átonas, como tranquilo, gênio.

São elas: a) Ditongo decrescente: ocorre quando a vogal vem antes da semivogal. b) Ditongo crescente: ocorre quando a semivogal vem antes da vogal.

Ditongo é um encontro vocálico caracterizado pela união entre uma semivogal e uma vogal ou vice-versa. O ditongo pode ser crescente (semivogal + vogal) ou decrescente (vogal + semivogal).

São exemplos de ditongos decrescentes o “ai” em caixa (a = vogal; i = semivogal), o “ei” em leite (e = vogal; i = semivogal), o “au” em Paula (a = vogal; u = semivogal). Não há, portanto, segredo para diferenciá-los; basta que notemos o movimento de entonação de sua pronúncia.

1 — O encontro vocálico faz-se em ditongo crescente. Caso das sequências postónicas, como em gasóleo, história, etc. (falsas esdrúxulas). Estes ditongos, em fala lenta, não são estáveis (deixam de o ser, pois há duas emissões de voz) e podem separar-se na translineação: ga-só-le-o, his-tó-ri-a.

- Sou (sou). Além disso, elas podem ser subdividas como: Ditongo Crescente: esse caso acontece quando a semivogal, a letra mais fraca, antecede a vogal, a letra mais forte.

“Cartório” e “relógio” são paroxítonas acentuadas, porque terminam em ditongo crescente.

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

Semivogal – consideramos semivogais o i e o u, átonos, quando se unem a uma vogal, formando uma sílaba. Exemplo: peixe, ameixa.

Sendo assim, as semivogais são aquelas que aparecem juntas ao núcleo silábico, a vogal. São semivogais porque ao se juntar com uma vogal forma uma única sílaba. A semivogais não são pronunciadas com tanta intensidade como as vogais. Geralmente, são as letras “i” e “u” que assumem a função de semivogais.

a) Decrescente: encontro de vogal com semivogal; pode ser oral (lei, mal, mau, véu) ou nasal (amam, amem, não, também).