Onde está o dígrafo?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

O dígrafo ocorre quando duas letras, unidas, representam apenas um fonema. Por exemplo, o dígrafo “nh” se refere ao fonema /ŋ/. Ele é encontrado em palavras como: “banha”, “sonho” etc.

O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante).

Basicamente, dígrafo é o encontro de duas letras e que, ao serem pronunciadas, emitem apenas um som, ou seja, formam um único fonema. Um exemplo é o dígrafo “CH”, que possui duas letras, mas possui um único som, da letra “X” (xis). Exemplos: chaleira, chá, chave, chuva.

O dígrafo pode ser consonantal ou vocálico, mas se distingue do encontro consonantal. Duas letras precisam se unir para formar um dígrafo. Quando duas letras se juntam para formar um único som, temos o dígrafo. Por isso, podemos afirmar que, na palavra “guerra”, há dois dígrafos: “gu” e “rr”.

Tem mais depois da publicidade ;) Os dígrafos vocálicos são aqueles cujas vogais são sucedidas das consoantes 'n' ou 'm', representando fonemas vocálicos nasalizados, ou seja, as correntes de ar que saem dos pulmões passam pelo nariz e pela boca. Observe alguns exemplos abaixo: am – campo, amparo.

Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.

Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos.

  1. Dígrafos consonantais: CH, LH, NH, RR, SS, SC, SÇ. XC, XS, QU, GU.
  2. Dígrafos vocálicos: AM ou AN, EM ou EN, IM ou IN, OM ou ON, UM ou UN.

Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'.

Dígrafo é a reunião de duas letras que representam um só fonema. Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Nas palavras em que as duas letras são pronunciadas, os grupos gu, qu, sc e xc não são dígrafos. Exemplo: régua, tranquilo, quase, escada, excluir, frequente, exclamar.

SC. É dígrafo quando seguido de e ou i, mas é encontro consonantal quando seguido de a, o, u, l ou r. Dígrafo: descer, piscina.

Quais são as palavras em que gu ou qu não caracteriza dígrafo:ISQUEIRO / QUENTE / FOGUEIRA / AQUÁRIO / LÍGUIDO / BRINQUEDO. AGUADO / PREGUIÇA​

Na língua portuguesa existem poucas palavras com (s e cê-cedilha). Esse dígrafo ocorre maioritariamente na conjugação de alguns verbos, como crescer, nascer e descer. SÇ é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal, equivalente a /s/.

Não é todo encontro de duas letras em uma palavra que forma um dígrafo. Os encontros QU, GU, SC e XC costumam confundir um pouco. O “QU” só é um dígrafo quando for seguido das letras “e” ou “i”, sem que o som do “u” seja pronunciado.