Quais são os fonemas?

Perguntado por: dandrade9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os fonemas são classificados em: vogais, semivogais e consoantes. As vogais são fonemas que provocam a vibração das cordas vocais e são pronunciadas sem qualquer impedimento, atuando como a base das sílabas, por exemplo: sa-po = /s/ /a/ /p/ /o/ bo-la = /b/ /o/ /l/ /a/

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Podemos dizer que /f/, por exemplo, é um fonema porque, ao trocá-lo em uma palavra como /faka/ (faca) por /v/, tem-se outra palavra com outro sentido: /vaka/ (vaca). Os fonemas compõem as sílabas e podem ser vogais – /a/, /e/, /i/ etc. – ou consonantes –/p/, /f/, /s/, /ʃ/ etc.

Fonemas sonoros: sons que fazem vibrar as cordas vocais; Fonemas surdos: sons que não fazem vibrar as cordas vocais; Fonemas orais: sons liberados apenas pela boca; Fonemas nasais: sons liberados pela boca e pelo nariz.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.

O fonema é uma unidade sonora da fala. A união de fonemas forma o som da sílaba e, por conseguinte, da palavra. Por exemplo, o termo “rato” é composto de duas sílabas (ra-to) e quatro fonemas ou unidades mínimas: /R/, /a/, /t/, /o/.

São sete os fonemas vocálicos na língua que, com base no parâmetro da altura, podem ser assim distribuídos: uma vogal baixa, /a/, como em casa; quatro vogais médias, sendo duas média-baixas /ɛ, ɔ/, como em bela e bola, e duas média-altas /e, o/, como em dedo e doce; e duas vogais altas, como em fila e fumo.

A palavra tia se distingue da palavra dia pelo fonema inicial: /t/ em tia ; /d/ em dia, / t / /i/ /a/ / d / /i/ /a/ Tanto /t/ quanto /d/ são fonemas consonantais orais, oclusivos e labiodentais, ou seja, em ambos o som ressoa apenas na boca (orais), apresentam o mesmo modo de articulação (oclusivos) e o mesmo ponto de ...

- Queijo: 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um úni- co som.

Na palavra “sapato”, temos: letras: s, a, p, a, t, o. fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/

Cachorro: 8 letras e 7 fonemas. Assunto: 7 letras e 6 fonemas.

- Chuva: 5 letras e 4 fonemas. Novamente, repara-se que o som “ch” é apenas um som. - Nascimento: 10 letras e 8 fonemas.

Temos, em “água”, 4 letras e 4 fonemas.

Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.

Fonemas são os sons que representam cada uma das letras - os sinais gráficos da nossa língua, ou seja, os fonemas são unidades sonoras. Repare que ela tem 4 letras, mas 5 fonemas, que é o número de sons emitidos nessa palavra, os quais são representados por barras oblíquas ( // ).