Como identificar a semivogal?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Sendo assim, as semivogais são aquelas que aparecem juntas ao núcleo silábico, a vogal. São semivogais porque ao se juntar com uma vogal forma uma única sílaba. A semivogais não são pronunciadas com tanta intensidade como as vogais. Geralmente, são as letras “i” e “u” que assumem a função de semivogais.

Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.

Os fonemas i e u são classificados como semivogais quando se juntam a uma vogal e são pronunciados com menos força. Em alguns casos, os fonemas e e o também são classificados como semivogais.

Na língua portuguesa, existem duas semivogais: A aproximante palatal (representada por /j/ no AFI) é formada quando o pré-dorso da língua aproxima-se do palato anterior, sem, no entanto, existir fricção de ar. Encontramos essa semivogal, por exemplo em: leite /ˈlej.

Na palavra “rei”, pode-se notar que a letra “e” é a vogal que dá base à sílaba e, na palavra “água”, percebe-se que a letra “a” possui essa função. Então, nas duas palavras, as letras “i” e “u” atuam como semivogais e, por isso, são assilábicas, uma vez que não servem de base para a sílaba.

Semivogal – consideramos semivogais o i e o u, átonos, quando se unem a uma vogal, formando uma sílaba. Exemplo: peixe, ameixa.

1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal.

É o que acontece nas palavras cabeceira e réu. As vogais e e o se transformam em semivogais só quando têm som de i e u, como em mãe e pão.

A semivogal é a vogal que se apoia em outra, de tonicidade maior, para formarem uma única sílaba. Conceito de semivogal. Perceba que, enquanto em “pai” o i permanece na mesma sílaba que o a; em “país”, ele se separa, formando uma sílaba independente. Mas você sabe o porquê?

Foneticamente, na língua portuguesa existem duas semivogais, também denominadas de glide ([j] [w]). As semivogais têm características idênticas às das vogais [i] e [u], mas apresentam uma pronúncia breve.

Ditongo crescente
Ocorre quando a semivogal vem antes da vogal. Ex: cárie, calvície, glória, pátria, aquoso.

a semivogal da palavra achei é H, porque semivogais são letras que sai com som de vogais (a,e,i,o,u) e em achei você pronuncia o H com um som parecido com um outro E, logo H é a semivogal.

O outro fonema vocálico i não é tão forte quanto ele. É a semivogal. Outros exemplos: saudade, história, série.

Da mesma forma, na palavra “OURO”, a sílaba “OU” tem uma vogal (“O”) e uma semivogal (“U”).

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Diferença entre ditongos e hiatos
No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).