O que é design thinking?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Design Thinking é um método para estimular ideação e perspicácia ao abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.

Design Thinking é uma abordagem metodológica de projetos que propõe o uso da criatividade para resolver problemas de forma diferenciada, otimizando assim os resultados. Embora já usada há mais de meio século, essa estratégia se consolidou por meio dos fundadores da empresa IDEO, uma consultoria na área de design.

O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação. Continue lendo para entender cada um e ver de que maneira eles podem potencializar os resultados dos seus projetos!

7 Fases do Design Thinking: Processo Criativo e Colaborativo

  • Fase de Empatia.
  • Fase de Definição.
  • Fase de Ideação.
  • Fase de Prototipação.
  • Fase de Teste.
  • Fase de Implementação.
  • Fase de Aprendizado.

O Design Thinking é uma metodologia poderosa que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seus cinco princípios fundamentais – empatia, definição do problema, Geração de ideias, prototipação e testes, iteração e feedback contínuos – são a base para o pensamento criativo e inovador.

A metodologia de design thinking pode ser aplicada em qualquer atividade empresarial. Ela não é rígida, então você pode estudar sobre ela e aplicar apenas as partes que fazem sentido para a sua companhia. A grande diferença da metodologia do design thinking para outras é que ela estimula e colaboração entre as equipes.

Faz com que as organizações funcionem com mais rapidez e eficiência. Em vez de pesquisar um problema por um longo tempo sem chegar a um resultado, o design thinking favorece a criação de protótipos e testes para medir a eficácia das soluções.

Ela é utilizado pelas empresas mais inovadoras do mundo para desenvolver soluções criativas e menos custosas para problemas complexos ou para a criação de novos produtos e serviços!

As 6 etapas do Design Thinking

  • Imersão. ...
  • Definição. ...
  • Ideação. ...
  • Prototipação. ...
  • Implementação. ...
  • Expansão.

Os 4 princípios básicos do design são contraste, repetição, alinhamento e proximidade.

O Design Thinking é uma abordagem inovadora que utiliza características como empatia, colaboração, prototipagem, pensamento iterativo, foco no usuário, abordagem criativa e análise sistêmica para solucionar problemas complexos e gerar inovação.

5) Etapa da implementação
De modo geral, o importante das etapas do design thinking é a adequação da técnica às especificidades de cada empresa e de cada projeto.

É necessário ter empatia com o consumidor e assim, buscar entender o que ele precisa e quais soluções iriam ajudá-lo. Através da empatia, é possível identificar o que o seu público valoriza e o que eles desejam, entendendo seu comportamento. Essa é a etapa na qual os obstáculos existentes são identificados.