O que é decomposição?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Em biologia e ecologia, decomposição, mineralização e em alguns casos, apodrecimento, é o processo de transformação da matéria orgânica em minerais, que podem ser assimilados pelas plantas para a produção de matéria viva, fechando assim os ciclos biogeoquímicos.

A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que promove a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio. Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados.

Decomposição é o processo de desintegração de um produto. O tempo de decomposição varia conforme o tipo de material de que é feito esse produto. No caso da matéria orgânica, a decomposição é realizada por fungos e bactérias, o que resulta em formas solúveis cheias de nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas.

Os decompositores são importantes, pois desenvolvem ao solo ou à água os sais minerais e outras substâncias que formam os seres vivos. Essas substâncias podem ser reaproveitadas por outros seres vivos. As bactérias e alguns fungos não são visíveis a olho nu, pois são muito pequenos.

Bactérias e fungos se alimentam da matéria orgânica sem vida e a transformam em sais minerais e água, que são compostos mais simples. Esse processo se chama decomposição e enriquece o solo com sais minerais que são usados pelas plantas.

O processo da decomposição é um dos processos naturais mais importante para o meio ambiente. Sistema de decomposição é feito por micro-organismos como forma de alimentação e manutenção do ecossistema. A decomposição toma espaço na natureza como uma atividade essencial para não manter seres em estado de apodrecimento.

A decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico. Ao analisarmos a estrutura de um ecossistema, percebemos sempre a existência de seres produtores, consumidores e decompositores.

A decomposição da água ocorre quando efetuamos a quebra das ligações entre átomos de hidrogênio e oxigênio. Quando a molécula é decomposta na eletrólise, os átomos livres procuram reagir novamente para formar novas moléculas.

O número 300 possui 3 centenas, 0 dezena e 0 unidade.

Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.

Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.

Na natureza, quando um organismo morre, ele é, inicialmente, decomposto por seres que degradam a matéria orgânica. Depois disso, vários processos podem ocorrer, entre eles, os exemplificados no esquema acima, que ilustra uma sequência hipotética de processos pelos quais um resto orgânico passa até a sua fossilização.

Existem dois tipos principais de decomposição da matéria orgânica: decomposição aeróbia e decomposição anaeróbia. Decomposição aeróbia: A decomposição aeróbia ocorre em presença de oxigênio e é realizada por microrganismos aeróbios, como bactérias e fungos.