O que é água potável?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Água potável é a água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos. Globalmente, em 2012, 89% das pessoas tinham acesso a água adequada para beber.

Para obter a água pura é necessário um processo de destilação. Vale ressaltar que diferente da água potável, a água pura não é própria para o consumo humano, animal ou vegetal. Isso porque esse tipo de água não possui os sais minerais que são necessários aos seres vivos.

Em resumo, para ser considerada potável a água deve estar livre de impurezas e patógenos, além de ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor).

Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.

·Água não potável
Deste modo, quando uma água é considerada como não-potável, isso significa que ela não está apta ao consumo humano ou animal, por haver algum tipo de contaminação, que pode ser por elementos químicos, tóxicos, excrementos, terra, dentre outros, o que gera danos à saúde.

Consumo Diário de Água
No entanto, em média a OMS (Organização Mundial de Saúde), presume o consumo médio de 2 litros de água potável por dia para adultos. Tabela 1 a seguir apresenta informações sobre volumes de água necessário para hidratação diária (extraído de artigo da OMS, 2005).

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.

A água doce também pode receber outras classificações, como, por exemplo, água potável, a partir do momento que passa por um tratamento específico para poder ser consumida. Quando a água se torna potável, passa a não ter cor, cheiro, substâncias ou organismos que possam colocar em risco a saúde humana.

A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.

As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.

As águas minerais são extraídas de fontes profundas, quanto mais profunda a fonte da água mineral, mais quentes serão e com uma composição mais rica de sais minerais. Água Potável pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de contraírem doenças ou contaminação química.

bebível

1 sinônimo da palavra potável: Principais sinônimos de potável: 1 bebível.

Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada.

O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. A Sanesul capta água dos rios e córregos por meio de bombas. Esta água é conduzida, através das adutoras de água bruta, até as estações de tratamento de água, também chamadas ETAs.

Segundo o Instituto Trata Brasil, cerca de 83% da população brasileira é atendida com abastecimento de água tratada. Apesar de ser um percentual alto, os outros 17% representam mais de 30 milhões de pessoas. Desses, aproximadamente 14% são crianças e adolescentes.