O que são microrganismos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Um micro-organismo, microrganismo, ou micróbio é um organismo microscópico, que pode existir em sua forma unicelular ou em uma colônia de células. Desde os tempos antigos já suspeitavam sobre a possibilidade da existência de vida microbiana, como nas escrituras Jain do século VI a.C. no subcontinente indiano.

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, invisíveis ao olho humano. Deles fazem parte os protozoários, bolores, as leveduras, as bactérias e os vírus.

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados organismos vivos e sem partículas, têm algumas características de células vivas.

Os microrganismos do solo atuam diretamente nos ciclos biogeoquímicos de macronutrientes, micronutrientes e outros elementos vitais para o crescimento das plantas e da vida animal. O conjunto de microrganismos presentes no solo, como fungos, bactérias e vírus é conhecido como microbiota do solo.

Uma microbiota alterada pode estar relacionada a doenças como colite, infecções oportunistas e até câncer. No caso de infecções, doenças inflamatórias e câncer, muitos de seus efeitos estão associados à capacidade da microbiota em modular a inflamação e a imunidade”, explica Trinchieri.

Para causar uma infecção, os micro-organismos devem entrar no organismo, mesmo que superficialmente, como na pele. A saber, o local em que eles entram é conhecido como porta de entrada. As principais portas de entrada são: Trato respiratório (boca e nariz), por exemplo, vírus influenza que causa a gripe.

As bactérias são organismos procariontes e, geralmente, unicelulares. Estão presentes em praticamente todos os ecossistemas e são consideradas microorganismos devido ao seu tamanho, que não costuma ultrapassar poucos micrometros (u).

Os microrganismos são seres microscópicos e estão em todos os lugares. Contribuem de forma essencial na manutenção do meio ambiente e dos seres vivos. Fazem parte de nosso cotidiano e estão envolvidos em processos como a fermentação, reciclagem da matéria, na fabricação de alimentos e bebidas, medicamentos e vacinas.

Microrganismos são seres que não podem ser vistos a olho nu. Isso acontece porque eles são extremamente pequenos, com a possibilidade de visualização somente por meio de microscópios. Entre eles estão os vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares, alguns protistas e ácaros.

- A presença de pragas domésticas; - Instalações, utensílios e equipamentos mal higienizados; - O contato de alimentos com produtos químicos ou com outros alimentos contaminados; - O homem, quando não toma os cuidados básicos de higiene.

OS MICRORGANISMOS SÃO SERES UBÍQUOS
Os microrganismos habitam os mais diversos locais. Esta propriedade é denominada de ubiquidade. Habitam os diferentes ecossistemas, fazem parte da microbiota normal do corpo humano, dos animais e das plantas, aos milhões, em termos de quantidades.

Cepas específicas de algumas bactérias podem ter efeitos benéficos à saúde. Lactobacilos e bifidobactérias já são utilizados em alguns alimentos como leite fermentado e iogurte, dentre outros. O consumo por períodos continuados é associado a possíveis melhoras na flora gastrointestinal.

Os microrganismos benéficos são objeto de estudos dos pesquisadores da Embrapa e instituições parceiras, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), que identificaram fungos e bactérias, denominados agentes biológicos promotores de crescimento, melhor eficiência às condições climáticas e indutores de resistência às ...