O que é taxonomia?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Taxonomia é a disciplina biológica que define os grupos de organismos biológicos com base em características comuns e dá nomes a esses grupos. Para cada grupo, é dada uma nota. Os grupos podem ser agregados para formar um supergrupo de maior pontuação, criando uma classificação hierárquica.

A taxonomia é a ciência que descreve, classifica e nomeia os seres vivos. Através da taxonomia, as plantas, animais e outros organismos são descritos e organizados em categorias de acordo maioritariamente com as suas caraterísticas externas (morfológicas).

A taxonomia é o ramo da biologia responsável por descrever, identificar e nomear os seres vivos de acordo com os critérios estabelecidos, como aspectos morfológicos, genéticos, fisiológicos e reprodutivos.

Taxonomia é o processo que descreve a diversidade dos seres vivos. Esse processo é feito usando artifícios como a classificação e nomenclatura. A classificação consiste em colocar os indivíduos em grupos com base em alguns critérios. A nomenclatura dá nome aos indivíduos e aos grupos a que eles pertencem.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

  • Primatas
  • Therapsida
  • Elpistostegalia

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.

A Taxonomia auxilia a estruturar desde o sistema educacional de ensino de uma escola ou universidade, passando pela formas de avaliação utilizadas até as estratégias das aulas.

A taxonomia é o ramo da Biologia que organiza e classifica os seres vivos. Como existem milhões de seres vivos em nosso planeta, esta classificação é de extrema importância para a pesquisa científica.

Um conjunto de espécies semelhantes forma um novo táxon (grupo) na categoria de Gênero. Numa ordem crescente de abrangência (ou nível de universalidade) Linné criou originalmen- te mais três categorias taxonômicas: Ordem, Classe e Reino.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

  • Carnívoros
  • Therapsida
  • Elpistostegalia
  • Ferae
  • Ferungulata

As espécies são agrupadas em Gêneros similares que são agrupados em Famílias que, por sua vez, são agrupadas em Ordem. O taxon Ordem está incluído dentro do táxon Classe que está incluída no táxon Filo que compõem, por fim, o táxon Reino.

Os cinco reinos biológicos são:

  • Reino Animal, Animalia ou Metazoa.
  • Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta.
  • Reino Protista ou Proctista.
  • Reino Fungi.
  • Reino Monera.

a) ( ) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.

Família, em biologia, corresponde a um dos níveis taxonómicos do sistema de classificação criado por Lineu para agrupar os indivíduos e que posteriormente foi revisto e adaptado consoante os novos conhecimentos que foram sendo adquiridos.