O que é cubista?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.

O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.

As características da arte cubista
Presença do tridimensionalismo, ou seja, a representação da obra em três dimensões; Forte inspiração na revolução industrial e em cenários urbanos do início do século XX; Busca pelos múltiplos pontos de vista; O predomínio de cores mais sóbrias e/ou opacas.

Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.

Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos.

O Cubismo evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de actividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais vamos olhar de seguida. 1ª fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909), 2ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3ª fase: sintética (1912-1914).

Les demoiselles d'Avignon

A pintura Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avignon), é um óleo sobre tela produzido em 1907 por Pablo Picasso, considerada a obra inaugural do movimento cubista.

São características do cubismo: Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas. Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Fragmentação das formas e distorção da realidade.

Pablo Picasso

Conhecido como um dos artistas mais importantes do século 20, o espanhol deixou um legado de mais de 20 mil obras de arte. Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20. Fundador do cubismo, ele rompeu com a estética da perfeição nas obras de arte.

Pablo Picasso (1881 - 1973)
Ao lado de Georges Braque, Picasso foi o fundador do movimento Cubista.

Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.

Arte Moderna: Impressionismo, Expressionismo e Cubismo.

Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

Os 7 principais artistas do Cubismo

  1. Pablo Picasso (1881-1973) Compartilhar. ...
  2. Juan Gris (1887-1927) Compartilhar. ...
  3. Fernand Léger (1881-1955) ...
  4. Francis Picabia (1897-1953) ...
  5. Georges Braque (1882-1963) ...
  6. Tarsila do Amaral (1886-1973) ...
  7. Diego Rivera (1886-1957)

Isso porque, até então, os outros estilos valorizavam a beleza, o retrato fiel da natureza e a perfeição das formas. Nesse contexto, a arte cubista surgiu com a meta de romper com esses padrões, apresentando uma estética pouco óbvia, conhecida por seu geometrismo representado por meio de cubos e cilindros.

Os artistas cubistas apresentaram uma nova realidade nas pinturas que retratavam objetos radicalmente fragmentados. Cubismo foi o nome dado ao estilo de artes visuais altamente influente do século XX, criado principalmente pelos artistas Pablo Picasso e Georges Braque em Paris entre 1907 e 1914.