O que é entropia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A entropia, unidade [J/K], é uma grandeza termodinâmica que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, e está associado ao seu número de configurações, ou seja, de quantas maneiras as partículas podem se ...

Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físico. Em outras palavras, na Física, é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.

O que é Entropia:
Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem.

“Entropia designa a tendência generalizada de todos os sistemas do universo, sejam eles naturais ou feitos pelo homem, de deteriorar-se. O corpo humano passa por um processo de entropia: vai envelhecendo e um dia morre.

A entropia do universo nunca decresce; ela não é afetada por processos reversíveis e cresce em processos irreversíveis. Universo = Sistema + Vizinhança termicamente isolado: → É possível que a entropia do sistema diminua, desde que esta diminuição seja compensada pelo aumento de entropia da vizinhança.

Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).

Desordem: 2 aleatoriedade, casualidade, desordem, imprevisibilidade, incerteza, indeterminação, variação.

O que é entropia psicológica? Entropia é um conceito derivado da termodinâmica, segundo o qual os sistemas tendem a derivar para um estado de caos e desordem. Na esfera psicológica, esse conceito descreve a quantidade de incerteza e desordem que existe dentro de um sistema.

Entretanto, é tecnicamente impossível reverter a entropia de um sistema — ela sempre aumenta, nunca diminui. Em outras palavras, a desordem dessas partículas está sempre aumentando, com novas informações.

Um exemplo no qual a entropia diminui, ocorre na formação da amônia a partir do nitrogênio e do hidrogênio; pois o número de moléculas na fase gasosa diminui, assim a desordem também é menor.

tudo o que acontece na Natureza significa um aumento da entropia da parte do mundo onde acontece. Assim, um organismo vivo aumenta continuamente sua entropia – ou, como se poderia dizer, produz entropia positiva – e, assim, tende a se aproximar do perigoso estado de entropia máxima, que é a morte.

Todos os seres vivos caminham para o máximo de entropia ou desordem total. O resultado biológico do aumento da entropia é o envelhecimento e, o máximo da entropia, termodinamicamente significa ausência de energia livre para realizar trabalho, ausência de troca com o meio ou, em outras palavras, morte.

A entropia (S) é uma grandeza termodinâmica que mede a desordem de um sistema e a espontaneidade dos processos físicos. Ouça o texto abaixo em aúdio! A grandeza termodinâmica denominada entropia, simbolizada pela letra S, está relacionada ao grau de organização de um sistema.

A Terceira Lei da Termodinâmica está relacionada com a entropia da seguinte forma: “Quando ocorrem mudanças em um sistema fechado, sua entropia nunca diminui. Ela pode aumentar para processos irreversíveis ou permanecer constante para processos reversíveis, ou seja, ΔS ≥ 0”.

Nicolas Sadi Carnot

O conceito de Entropia começou a ser desenvolvido pelo engenheiro e pesquisador francês Nicolas Sadi Carnot. Em suas pesquisas sobre transformação da energia mecânica em térmica, e vice-versa, ele constatou que seria impossível que existisse uma máquina térmica com eficiência total.

Quando este índice é igual a zero, o nó é puro. Por outro lado, quando ele se aproxima do valor um, o nó é impuro (aumenta o número de classes uniformemente distribuídas neste nó).