O que é dtm?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Disfunção Temporomandibular, também conhecida como DTM, é uma doença que acomete as estruturas do sistema mastigatório como a ATM (articulação temporomandibular), músculos da face/cabeça e pescoço.

Quais são os riscos da DTM? Que problemas bucais ele pode causar? A DTM pode causar diversas alterações bucais como desgaste dos dentes, fraturas dentárias, alterações na oclusão, entre outros.

A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de sintomas que prejudica a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura da mastigação. Ainda não há uma causa específica para a DTM, porém certos hábitos, como apertar os dentes e roer unhas podem aumentar a sua probabilidade.

O que é a disfunção da articulação temporomandibular (DTM)?
Assim, o paciente que sofre com DTM, também conhecida como dor orofacial, pode apresentar enfermidades, como dores de cabeça, dificuldade para fechar e abrir a boca, mandíbula estalando, dor no ouvido, dor no pescoço, entre outros sintomas.

Entre os tratamentos conservadores mais utilizados com sucesso para a DTM musculares e/ou articulares, estão aqueles que utilizam os exercícios mandibulares, a termoterapia, a farmacoterapia e os dispositivos inter-oclusais (placas oclusais) (Oliveira, 2002; Okeson, 2008).

Faça o nosso teste para descobrir!

  1. 1- Abrir e fechar ajuda a alongar a mandíbula e diminui o DTM. ...
  2. 2- Massagem relaxa o maxilar de quem sofre com ATM. ...
  3. 3- Ponha as bochechas para trabalhar. ...
  4. 4- Falar mais devagar diminui a dor da ATM. ...
  5. 5- Boceje à vontade para alongar os músculos da ATM. ...
  6. Fique atento aos sinais da DTM!

Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.

Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face. A Disfunção pode vir acompanhada de uma crise de enxaqueca, o que causa uma dor maior e mais incômoda.

Mudança brusca no encaixe da mandíbula; Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca; Flacidez nos músculos dessa região; Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.

Músculos: cansaço para mastigar, dores na face, enxaqueca, dor na nuca, dor no pescoço, dor nas costas, migração da cabeça, migração da postura de mandíbula.