O que é CRM?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.

Com um software de CRM é possível coletar, armazenar e gerenciar os dados sobre prospects, leads e clientes. Esse tipo de plataforma busca otimizar as estratégias de marketing e de vendas no intuito de gerar novas oportunidades de negócio.

Um Analista de CRM é responsável por implementar e gerenciar projetos de CRM para melhorar a experiência do cliente e aumentar a lealdade.

O CRM permite capturar dados simples de contato do cliente, como e-mail e telefone. Com essa informação, a empresa consegue criar estratégias de aproximação, com conteúdo relevante, promoções e até atendimento pós-vendas.

Quais são os tipos de CRM?

  • CRM operacional.
  • CRM analítico.
  • CRM colaborativo.
  • CRM estratégico.
  • CRM de vendas.

A principal forma de como usar o CRM é por meio da centralização de dados informações sobre os clientes e sobre o processo de vendas. Tudo isso fica acessível em uma única plataforma, facilitando a consulta não só do time de vendas, mas também das equipes de marketing e atendimento.

CRM é a sigla para gestão do relacionamento com o cliente em português e é o nome dado a uma estratégia que foca no cliente. Também existe o software de CRM, que é uma plataforma de acompanhamento para o time de vendas.

Presta consultoria na implantação de sistema do CRM, mapeia e redesenha processos, analisa procedimentos e desenvolve planejamento estratégico de segmentação de clientes. Identifica clientes potencias e estabelece um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser um cliente efetivo.

No cargo de Analista de CRM se inicia ganhando R$ 2.255,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.028,00. A média salarial para Analista de CRM no Brasil é de R$ 4.044,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração.

O que deve ter um CRM?

  1. 1 – Integração com outras ferramentas. Um bom CRM precisa ser capaz de se integrar a outras ferramentas de gestão, como um ERP ou uma plataforma de automação de marketing. ...
  2. 2 – Gestão intuitiva do funil de vendas. ...
  3. 3 – Armazenamento na nuvem. ...
  4. 4 – Personalização da plataforma. ...
  5. 5 – Histórico de vendas.

Confira os 7 CRMs mais usados no Brasil:

  • Kommo.
  • HubSpot CRM.
  • RD Station CRM.
  • SalesForce.
  • PipeDrive.
  • Zoho CRM.
  • Agendor.

6 melhores sistemas de CRM para investir

  • Ploomes.
  • RD Station CRM.
  • Pipedrive.
  • Salesforce.
  • Zoho CRM.
  • Omie CRM online.

Os 4 principais tipos de software de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes) são os seguintes: Analítico, Operacional, Colaborativo e Estratégico, sendo o último a união dos três primeiros.

Tipos de CRM de acordo com o setor:

  • CRM de marketing.
  • CRM de vendas.
  • CRM de suporte.

Confira a seguir os detalhes dos 7 principais CRM gratuitos e escolha o melhor para a sua empresa.

  • Agendor. O Agendor foi desenhado para negócios que precisam criar e controlar os processos comerciais. ...
  • RD Station CRM. ...
  • Hubspot CRM. ...
  • Meets. ...
  • Linkseller. ...
  • Bitrix24.