O que é mentoria?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Traduzido do inglês--Mentoria é o patrocínio, influência, orientação ou direção dada por um mentor. Um mentor é alguém que ensina ou dá ajuda e conselhos a uma pessoa menos experiente e muitas vezes mais jovem. Em um ambiente organizacional, um mentor influencia o crescimento pessoal e profissional de um pupilo.

A mentoria funciona como uma troca de conhecimento entre uma e mais pessoas, em que uma delas possui uma bagagem de experiências maior, sendo responsável por passar para frente seus conhecimentos técnicos e comportamentais. Pode ser comparada a uma consultoria também.

O objetivo da mentoria é auxiliar o mentorado na área que ele deseja, mostrando como fazer o planejamento e a execução de ações estratégicas conforme seus objetivos. Dessa maneira, o mentor facilita sua jornada e garante que o sucesso esteja mais próximo de você.

Na mentoria, ocorre o aconselhamento profissional, em que o mentor compartilha sua vasta experiência com o seu mentorado visando ajudá-lo a conquistar seus objetivos e superar obstáculos que surgirem durante a sua jornada.

O valor da hora de uma mentoria pode passar de R$1.000,00.

Realizada por especialistas, a mentoria consiste em uma relação de mentor para mentorado (quem recebe a mentoria) com o intuito de transmitir conhecimentos para promoção de habilidades e desenvoltura do cliente. Existem tipos de mentoria profissional, financeira, pessoal e entre outras.

A mentoria deve ser utilizada quando o seu objetivo for adquirir conhecimento de forma prática, específica, customizada e eficiente.

Mentorar não é dar aulas particulares, mas sim guiar o caminho do cliente sobre a área, aconselhar sobre a carreira e ajudar na tomada de decisões. Lembrando que este profissional auxilia nestas questões com base nas suas experiências, conhecimento e vivências.

Passo a passo para criar um roteiro de mentoria de sucesso

  1. Defina sua persona.
  2. Defina o conteúdo das aulas.
  3. Dedique um espaço para dúvidas e aconselhamentos.
  4. Crie uma relação com o mentorado.
  5. Acompanhe os resultados.

O que não fazer numa mentoria!

  1. Abreviar momentos que conduzam ao autoconhecimento. ...
  2. Ouvir pouco e assumir a liderança. ...
  3. Fazer pouco uso da experiência adquirida. ...
  4. Impedir o estabelecimento de canais de comunicação com parceiros ou outro tipo de networking.

Na primeira sessão de mentoria, explique como será o processo. Esse é o momento de fazer combinados, se for necessário. O mais importante é entender as demandas do mentorado para que então vocês possam definir os objetivos da mentoria e entender como alcançá-los.

Enquanto a consultoria busca mapear a situação atual em busca de pontos de melhoria, a mentoria propõe acompanhar o negócio para oferecer caminhos a seguir.

Para isso, o mentor precisa passar por um processo de autoconhecimento, para saber qual é a sua maior expertise e como aplicar ela. O segundo ponto de atenção para fazer uma mentoria é definir o seu público alvo, ou seja, como pessoas que têm real interesse por sua expertise.