O que é SEO?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Otimização para motores de busca ou otimização para mecanismos de busca é o conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos ...

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

Estratégia de SEO é o processo de organizar o conteúdo de um site por tópicos. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa (como o Google) a entenderem a intenção do usuário durante a pesquisa. Ao otimizar uma página da web por meio de tópicos e palavras-chave dentro desses tópicos, você melhora a experiência do usuário.

Para fazer o SEO do seu site, comece pelo básico, indexando-o ao Google. Nesse caso, você terá que usar o Google Search Console, que também ajuda a entender se o seu site foi hackeado, sofreu alguma punição, os sites que direcionam backlinks para o seu, a posição média das suas páginas na SERP etc.

SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Fazer um curso de marketing é uma alternativa, porém para acompanhar as tendências do mercado e trabalhar com SEO, será preciso se especializar na área de Marketing Digital, que a cada ano vem ganhando mais destaques dentro das organizações. Confira quanto ganha um Mercadólogo Digital.

Como fazer SEO: 6 passos para conseguir melhores resultados

  1. Defina um padrão para a pesquisa orgânica.
  2. Descubra palavras-chave e buscas relevantes.
  3. Publique conteúdo otimizado.
  4. Analise seus backlinks.
  5. Corrija problemas técnicos.
  6. Mantenha-se informado.

É necessário considerar os 3 pilares da estratégia SEO:

  1. otimização do site (melhorar o código, velocidade e funcionamento no celular);
  2. gestão de conteúdo (produzir e otimizar os conteúdos do site);
  3. conquista de backlinks (adquirir links externos apontando para seu canal, os “votos de confiança” de outros sites).

Saiba tudo sobre essa estratégia. Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é um conjunto de estratégias que, ao serem utilizadas na sua produção de conteúdo, fazem com que o mesmo consiga “pontuações” melhores dentro do complexo algoritmo do Google. Com o Instagram não é diferente.

Ter um bom SEO não é tarefa simples, mas algumas dicas podem ajudar a sua empresa a se posicionar melhor no ranking do Google.

  1. Tenha conteúdo relevante e atualizado. ...
  2. Utilize palavras-chave sem perder qualidade. ...
  3. Fique atento às Meta Tags. ...
  4. Utilize links relevantes. ...
  5. Otimize suas imagens com a Tag Alt. ...
  6. Universo a ser explorado.

R$ 2.578,00

No cargo de Analista de SEO se inicia ganhando R$ 2.068,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.659,00. A média salarial para Analista de SEO no Brasil é de R$ 2.578,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

De forma geral, SEO refere-se à otimização de sites (SEO) e agência de marketing digital SEO. Por outro lado, CEO é a sigla em Inglês para Chief Executive Officer, “Diretor Executivo” em Português. São termos comuns para empreendedores, estudantes de marketing e tecnologia da informação.

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas feitas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Geralmente, quando se fala em SEO, se fala em Google. Afinal, esse é o buscador mais famoso e mais visado do mundo.

Intenção de busca: seja o melhor resultado para cada consulta. Existem três tipos principais de intenções de busca: navegacional, informacional e transacional. Todas elas possuem igual importância, pois todas fazem parte da jornada de pesquisa do usuário.

Quais são os principais pilares do SEO?

  • Palavras-chave. As palavras-chave são o ponto de partida para o SEO. ...
  • Conteúdo relevante. O Google valoriza páginas com conteúdo relevante e de qualidade para os usuários. ...
  • Otimização On-page. ...
  • Link Building. ...
  • Redes Sociais.

Os resultados de SEO podem levar de 6 a 12 meses
Isso não significa, necessariamente, que você terá alcançado seus objetivos, mas qualquer empresa que invista em SEO pode considerar esse prazo para fazer análises.