O que é copywriting?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A redação publicitária é o ato ou ocupação de escrever texto para fins de publicidade ou outras formas de marketing. O produto, chamado copy ou copy de vendas, é um conteúdo escrito que visa aumentar o consciência de marca e, finalmente, persuadir uma pessoa ou grupo a realizar uma determinada ação.

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

Será que é necessário fazer faculdade para trabalhar como copywriter? Depende! Algumas empresas exigem a formação em Letras ou em algum curso dentro da área de Comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Uma copy é um texto que tem um único objetivo: a conversão. Em suma, são técnicas de escrita persuasiva para compor textos que vendem. Esse conceito é aplicado há muitas décadas. Você poderia encontrar uma copy em uma página de jornal nos anos 1960 em formato de anúncio, por exemplo.

A remuneração variável de Copywriter em Brasil é de R$ 5.850, variando entre R$ 2.550 e R$ 10.370. As estimativas de salários têm como base 360 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Copywriter nessa localidade (Brasil).

É comum que os valores iniciais desses serviços sejam a partir de R$ 500 e variem até R$ 5 mil ou mais — tudo depende da experiência do copywriter e do tipo de job que precisa ser realizado. Confira: Página de vendas.

Outro ponto relevante em relação ao copywriter é que ele pode atuar em diferentes organizações. Assim, é possível encontrar oportunidades em: Agências de comunicação, marketing digital, performance, growth, lançamentos e outras.

É essa pequena frase de poucas palavras que vai ou não chamar a atenção do leitor para que ele veja o restante do conteúdo. Geralmente, o título de um copy tem um dos três objetivos abaixo: Persuadir o leitor a realizar uma ação. Atrair a atenção do consumidor para alguma informação importante.

Onde aplicar Copywriting

  • Redes Sociais;
  • Sites e Blogs;
  • Aplicativos;
  • Portais e plataformas como Youtube.

R$1.500,00

Quanto cobra um Copywriter iniciante? Pela nossa experiência de mercado, o Copywriter iniciante, no nível Júnior, ganha em média R$1.500,00 a R$3.000,00 por mês, conforme o tipo de acordo financeiro estipulado com o contratante.