O que é crise de enxaqueca com aura?

Perguntado por: egois . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Na enxaqueca com aura, o indivíduo tem alterações em sua visão, enxergando pontos brancos, flashes de luz, pontos cintilantes e outras alterações, seguido por uma dor de cabeça forte e constante. A enxaqueca com aura ocorre em 20 a 30% das pessoas que têm enxaqueca comum, principalmente em mulheres.

Ainda não se sabe exatamente o que causa enxaqueca com aura, mas por ser uma predisposição genética existem vários fatores desencadeantes, como alguns alimentos, hábitos de sono, variações bruscas de temperatura e fatores hormonais.

A conexão perigosa entre a enxaqueca com aura – dor de cabeça intensa precedida por distúrbios visuais, como manchas brilhantes e visão borrada, ou formigamentos nas pernas e braços –e o acidente vascular cerebral (AVC) não é novidade para a comunidade médica internacional, mas muitas pessoas ainda ignoram que essa dor ...

Embora a enxaqueca não cause acidente vascular cerebral, pessoas com enxaqueca com aura têm um risco aumentado de AVC. Os sintomas de acidente vascular cerebral e enxaqueca também podem se sobrepor. Além disso, a enxaqueca com aura pode parecer semelhante a um ataque isquêmico transitório (AIT).

Muitas vezes confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes. As crises tendem a aparecer ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas.

São exemplos a codeína, dextropropoxifeno, a hidrocodona e a oxicodona.

“Para controle adequado da enxaqueca com aura, a recomendação é a mesma da enxaqueca sem aura. Ou seja, controle do estresse, sono adequado, alimentação saudável, atividade física regular, evitar jejum prolongado e evitar bebida alcoólica.

O que diferencia a enxaqueca crônica da enxaqueca comum é a duração. No caso mais grave, a dor intensa dura por mais de 15 dias e se repete por mais de três meses. Esse tipo de enxaqueca corresponde a 10% dos casos.

O neurocirurgião e especialista em cirurgia de cérebro e coluna Renato Andrade Chaves cita alguns dos sintomas de enxaqueca com aura: além das alterações na fala e na visão, como visão turva, pontos cegos, flashes de luz, manchas escuras em forma de mosaico ou imagens brilhantes em zigue-zague, também podem surgir ...

De outro, a chance de uma pessoa com enxaqueca ter aneurisma é a mesma que a de um indivíduo qualquer da população como um todo. Então podemos concluir que não há razão lógica de ficar realizando altos exames para detectar aneurisma num indivíduo com enxaqueca.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

A enxaqueca persistente é grave? Você deve consultar um médico se tiver sintomas de enxaqueca persistentes ou muito intensos. Se medicar com analgésicos de venda livre pode ser perigoso e acabar agravando o problema.

Alguns dos exames que ajudam na identificação da causa da dor de cabeça secundária são: exames laboratoriais (de sangue): hemograma, VHS, PCR.