O que é um furúnculo na virilha?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O que é Furúnculo? Também conhecido como abscesso de pele, o furúnculo é uma inflamação caracterizada como um nódulo avermelhado, dolorido e com pus. Ele pode ter diferentes tamanhos e aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas axilas, coxas e virilha.

O problema acontece quando um folículo piloso (bolsa que acomoda o pelo na pele) ou glândula sebácea são atingidas por bactérias, devido a um corte, por exemplo. Na maioria das vezes, o pus do furúnculo sai sozinho ou é absorvido pelo organismo. Portanto, nem sempre é preciso buscar ajuda médica.

Não utilize pomadas para tratar furúnculos por conta própria. Na maioria dos casos elas não são necessárias. A limpeza da lesão pode ser feita apenas com água e sabão neutro. Antibióticos também não costumam ser necessários.

Surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Face, pescoço, costas, axilas, coxas e nádegas são as áreas mais vulneráveis.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Ele pode ter diferentes tamanhos e aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas axilas, coxas e virilha. Tratam-se de locais mais expostos à umidade, pressão e atrito, o que contribui para o entupimento dos folículos pilosos.

Costumam ser benignos e desaparecem após alguns dias.

Sintomas de furúnculo
Os sintomas mais comuns do furúnculo são: Surgimento de um nódulo avermelhado, dolorido e cheio de pus. Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso. Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus.

7- Quanto tempo dura o furúnculo? A incubação leva em torno de quatro a dez dias. Já a transmissão pode ocorrer enquanto houver a bactéria Staphylococcus no ferimento ou na garganta dos portadores assintomáticos”, ressalta Daniel. Em casos graves, onde há a multiplicação dos furúnculos, o tratamento pode levar meses.

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.