É necessário tomar antibiótico para furúnculo?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados. Tratamento: É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias e, só devem ser utilizados sob orientação médica, para evitar o desenvolvimento de resistência a esses medicamentos.

Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como sinusite, otite média, amigdalite, bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar, broncopneumonia, cistite, uretrite, pielonefrites, furúnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados, osteomielite, bem como outras infecções, como aborto séptico, sepse ...

Em geral 4 a 10 dias.

As complicações relacionadas ao furúnculo podem ser graves, como a disseminação da bactéria causadora do furúnculo para o sistema nervosa central.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Os furúnculos e os carbúnculos são tipos de abscessos de pele. Os furúnculos são abscessos macios, menores e mais superficiais que, por definição, envolvem um folículo piloso e o tecido ao redor. Os furúnculos são comuns no pescoço, nos peitos, no rosto e nas nádegas.

Pode também ser utilizada em infecções da pele e tecidos moles tais como os abscessos, furúnculos, flegmões, úlceras infectadas, quando causadas por organismos sensíveis à azitromicina.

Depois de quatro a sete dias, o caroço formado começa a ficar branco, à medida que o pus se acumula sob a pele. Às vezes, eles drenam por conta própria e vão embora sem causar grandes problemas, mas a dor e a aparência podem ser incômodas e constrangedoras.

Os antibióticos mais comuns, usado no tratamento de furúnculos são: Neomicina, Bacitracina, ou ácido fusídico. Muito embora mencionados, jamais recomendamos a automedicação, consulte o seu dermatologista e médico.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso. Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas.

Geralmente o furúnculo se cura espontaneamente, com o tempo, eliminando pus e o tecido necrosado. Após esse episódio, há a cicatrização e a pele pode se apresentar escurecida.

Estes casos costumam ocorrer em indivíduos mais predispostas a infecções, como portadores do HIV, desnutridos, diabéticos, entre outros. Na maioria dos casos, não há a necessidade de drenagem. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos e aplicação de calor local, como compressas quentes.

O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até acontecer de ele se resolver espontaneamente, mas a depender de sua gravidade, será necessária ajuda médica.