Pode passar babosa no furúnculo?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

A babosa é utilizada em tratamento de feridas, queimaduras e furúnculos.

Tem propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas. Aplique-o diretamente no furúnculo de três a quatro vezes ao dia.

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde. Prevenção: – manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas, bem como unhas cortadas e também limpas.

Emplastro com cebola. As cebolas têm compostos ativos e propriedades anti inflamatórias que podem aliviar a dor de um furúnculo. Ele também tem propriedades antifúngicas e antissépticas para combater furúnculos e evitar que se desenvolvam novamente.

Tratamento. Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea.

Babosa (Foto: Antonio Luiz / TG)
O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia. Para hidratar o rosto, deve-se aplicar o gel viscoso como uma máscara e deixá-lo agir por 10 minutos.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Aplicar compressas quentes no local do furúnculo ajuda a amenizar a dor, além de acelerar a drenagem do pus e sua cura.

É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Isso porque, as pastas de dente possuem em sua composição substâncias abrasivas que podem, na verdade, agravar a queimadura.

Entre eles estão: baixa imunidade, doenças renais crônicas, obesidade, má higiene pessoal, uso de roupas apertadas e umidade excessiva na pele. As causas do furúnculo estão relacionadas com a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido ao redor.

Essas partes são axilas, virilhas, rosto, coxa e outras regiões que combinem pelo, suor e atrito. Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Qual o melhor antibiótico para furúnculo? Os antibióticos mais comuns, usado no tratamento de furúnculos são: Neomicina, Bacitracina, ou ácido fusídico.

7- Quanto tempo dura o furúnculo? A incubação leva em torno de quatro a dez dias. Já a transmissão pode ocorrer enquanto houver a bactéria Staphylococcus no ferimento ou na garganta dos portadores assintomáticos”, ressalta Daniel. Em casos graves, onde há a multiplicação dos furúnculos, o tratamento pode levar meses.

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.