Qual é a causa da tosse seca?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente em adultos, apesar de serem patologias diferentes. A gripe, também conhecida pelo próprio nome do vírus – influenza -, costuma apresentar sintomas mais fortes do que de resfriados, como febre alta, dores no corpo e fraqueza.

Veja algumas dicas!

  1. Evite o contato com alérgenos. Como vimos, a tosse é um sintoma forte de quadros alérgicos, por isso, quando falamos em como acabar com a tosse seca, evitar possíveis agentes alérgenos é fundamental. ...
  2. Mantenha uma boa hidratação. ...
  3. Evite comer e ir para a cama em seguida. ...
  4. Tome um medicamento antitussígeno.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

O ar seco, especialmente em ambientes fechados no período noturno, pode levar ao ressecamento da garganta e causar a tosse seca constante, que piora à noite. Nesse caso, é possível optar pelo uso de umidificadores de ambiente, para hidratar as mucosas e diminuir a irritação.

Além da loratadina, outros antialérgicos para tosse são a cetirizina e a fexofenadina, mas outros medicamentos também podem ser recomendados, como é o caso do dextrometorfano (supressor da tosse), da codeína (supressor da tosse - requer prescrição médica), da acetilcisteína (mucolítico) e da guaifenesina (expectorante) ...

Agora, se o muco é mais espesso e tem cor mais amarelada ou esverdeada, é importante procurar atendimento médico, pois esses casos geralmente estão associados a infecções. Procure atendimento médico urgente se a tosse produtiva for acompanhada de febre, ou de muco com sangue.

Náuseas ou vômito: também considerado um sinal de alerta, o mal estar gástrico é um sintoma causado pelo estado de alerta que o corpo entra quando a pessoa sofre um infarto; Tosse seca: o infarto compromete, além do coração, os pulmões. Por isso, ele pode provocar uma tosse seca.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

Veja dicas para parar de tossir e dormir a noite toda:

  1. Beba algo quente. LEIA MAIS. ...
  2. Consuma um pouco de mel. ...
  3. Eleve pescoço e cabeça. ...
  4. Remédio para tosse sem prescrição. ...
  5. Use um umidificador.

Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Thiago Siqueira, cardiologista do Hospital Anchieta do Distrito Federal, sobre tosse cardíaca. Segundo ele, a tosse em excesso pode ser um sinal de problema no coração. O médico relata que existem outros sintomas, como: dor no peito, falta de ar, cansaço a pequenos esforços, edemas nos membros inferiores.

Os sintomas incluem fadiga, perda de apetite, suores noturnos, febre, perda de peso e tosse com expectoração. O diagnóstico geralmente é determinado com uma radiografia torácica. As pessoas geralmente precisam tomar antibióticos por várias semanas até que o abscesso pulmonar desapareça.

Poderá ter tosse persistente ou pieira (um ruído como um assobio nos pulmões ou respiração difícil) devido à insuficiência cardíaca.

O pulmão é outro órgão que pode sofrer complicações em função de um infarto. Um dos alertas é a tosse seca e persistente, geralmente acompanhada de palpitações. Semanas antes do mal súbito, podem ocorrer cansaço intenso e fraqueza.