Como curar dor de garganta em 1 dia?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

8 estratégias para aliviar a dor de garganta

  1. Falar menos. ...
  2. Tomar muita água. ...
  3. Evitar a friagem. ...
  4. Contar com o apoio de chás. ...
  5. Investigue a causa de dores frequentes. ...
  6. Evitar o contato com a fumaça do cigarro. ...
  7. Tirar alguns alimentos do prato durante a crise. ...
  8. Usar pastilhas para a garganta.

O chá de camomila com mel é uma mistura muito eficaz contra a dor de garganta, pois além de o mel ajudar a hidratar os tecidos irritados, a camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada.

Inclusive, o líquido refrigerado pode até contribuir como um analgésico no alívio da dor. Só é preciso tomar cuidado para que a bebida não esteja muito gelada, já que alimentos com temperaturas extremas podem piorar ainda mais a irritação na garganta.

O tratamento definitivo da garganta irritada depende precisamente da causa, no entanto, existem formas de proporcionar o alívio imediato das dores.

  1. Beba muitos líquidos. ...
  2. Sabia que... ...
  3. Aposte nas pastilhas e rebuçados. ...
  4. Experimente própolis. ...
  5. Previna o refluxo. ...
  6. Proteja a sua voz.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.