O que é creatina?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

A creatina [NH₂-C - NCH₂-CH₃] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego κρέας, que significa carne.

A creatina serve como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Por isso, quem faz atividades físicas frequentes costuma suplementar essa substância.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

QUEM PODE TOMAR CREATINA? Qualquer pessoa que pratica exercícios físicos com o objetivo de ganhar massa muscular e que esteja com a saúde em dia pode tomar creatina. Mas é importante ressaltar que esse suplemento só faz efeito quando aliado à musculação.

O que acontece se tomar creatina e não malhar? Os benefícios citados ao longo do artigo não são resultados apenas do uso do produto, mas sim da combinação de treinos, suplementos e dieta equilibrada, por isso, saiba que ingerir a creatina e não malhar pode não trazer nenhum efeito positivo ou saudável ao seu corpo.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.

A Creatine Turbo, da Black Skull, é a melhor creatina nacional do mercado com um bom custo benefício.

A diretora da Anvisa justificou a liberação argumentando que a proibição vigorava até hoje por conta da falta de estudos sobre o efeito dessas substâncias na saúde do atleta. “Não se tinha segurança sobre o uso dessas substâncias. Até hoje, os produtos que tinham no mercado eram todos clandestinos.

Não, a creatina não causa danos aos rins. E não atrapalha no emagrecimento. O consumo de creatina é super seguro e não oferece risco de dano aos rins em pacientes saudáveis. Há vários estudos científicos que demonstram isso, a creatina tem nível A em evidências e segurança.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).