O que é colocado no canal do dente?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural. Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

O preenchimento dos canais (obturação) é feito com pontas de Guta, mas quando há necessidade de reforço pode-se colocar pinos de metal ou pinos plásticos.

Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural.

Depois do tratamento de canal, é preciso fazer uma avaliação sobre o dente que foi desgastado. A partir daí, será decidido entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa, por exemplo.

Tratamento de Canal e suas etapas Com nome de vilão, o procedimento cuida da parte interna do dente e sempre deve ser realizado por um endodontista

  1. Diagnóstico. ...
  2. Aberturado dente. ...
  3. Remoção da polpa radicular. ...
  4. Limpeza dos canais. ...
  5. Preparo biomecânico dos canais radiculares. ...
  6. Obturação do canal.

No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.

O pino dentário é o parafuso metálico que o implantodontista fixa no osso para confeccionar uma raiz dentária artificial. Ela servirá como base para a prótese, a parte que vai imitar o dente natural e substituí-lo na arcada, cumprindo suas funções na mastigação e na estética do sorriso.

Sem essa restauração, o dente que passou pelo tratamento de canal ficará fragilizado e mais propício a fraturas e infiltrações, pois o curativo colocado pelo endodontista é apenas provisório e menos resistente.

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.

Quando acontece de o canal cair, a raiz do dente fica exposta, podendo causar a inflamação, deixando-o suscetível a cáries e outros microrganismos, além de causar dor.

O curativo é temporário, e a finalização do tratamento de canal é indispensável. Após a limpeza e descontaminação do canal, o dentista pode optar em colocar o curativo, aplicando uma bolinha de algodão com um antibiótico na raiz.

Apesar disso, você não precisa se preocupar: se a sua obturação caiu, procure um dentista o mais rápido possível e repare a obturação. Dessa maneira você previne que grandes complicações se desenvolvam (como falhas e rachaduras, por exemplo).