O que é carboidrato?

Perguntado por: ebittencourt5 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Carboidratos, glicídios, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono, são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas.

Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc; Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba; Frutas: todas as frutas possuem carboidratos em sua composição.

O grupo dos carboidratos é formado por: Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Os alimentos derivados desses também são considerados carboidratos, como o pão, macarrão, bolos, massas para tortas, biscoitos, bolachas.

Os carboidratos são substâncias formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes.

Os carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. São a nossa principal fonte de energia. Eles nos ajudam a nos manter em movimento em atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Em suma, são vitais para nossa existência.

Os alimentos não recomendados são os açúcares refinados, farinha branca, pães, alimentos industrializados e processados, biscoitos, refrigerantes dentre outros.

Melhores carboidratos para uma alimentação saudável
Para consumir carboidratos de maneira equilibrada, prefira carboidratos complexos, que são de digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade. Por exemplo, pão integral, arroz integral, batata doce, macarrão integral etc..

Esse nutriente é o principal combustível utilizado pelo nosso corpo como fonte de energia e uma alimentação deficiente em carboidratos pode causar alguns sintomas como fraqueza, irritabilidade e até mesmo depressão. Os carboidratos podem ser divididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos.

Conhecidos também como glicídios e açúcares, tem como principal função gerar energia para o corpo. O que acontece é que os carboidratos, ao serem quebrados no nosso organismo, fornecem glicose para a corrente sanguínea, que é convertida em energia para ser utilizada nas funções corporais e atividades físicas.

Qual é a classificação dos carboidratos? De acordo com o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em três classes: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

O consumo em excesso do carboidrato pode acarretar o acúmulo de gordura e, consequentemente, de peso. Outro fator que pode ocorrer pelo excesso de consumo é o aumento de triglicerídeos no sangue, o que pode resultar em diabetes tipo 2.

A ingestão diária recomendada de carboidratos entre homens e mulheres é de aproximadamente 45-65% de sua ingestão calórica. Se você fizer uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso significa que você pretende consumir aproximadamente 225 a 325 gramas de carboidratos por dia.

Dicas e cuidados com o consumo de carboidratos
Na prática, se você gasta 2 mil calorias por dia, deve consumir entre 275 g a 375 g de carboidratos. Evite alimentos processados, porque é bem fácil passar do limite de carboidratos por meio dessas fontes.

E quem deseja uma opção ainda mais saudável para o café da manhã pode apostar nos tubérculos para complementar essa refeição. Opções como batata doce, inhame e aipim (mandioca ou macaxeira) são alguns exemplos de alimentos que podem fornecer carboidratos complexos, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Pensando então em um jantar/refeição low carb, podemos pensar na composição de um prato com legumes e verduras (como abobrinha, berinjela, repolho, espinafre, etc) e proteínas magras, como peito de frango, filé mignon, peixes brancos e ovos.