O que é capital?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Em economia, capital é qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Na economia, o termo capital se refere a qualquer recurso que consegue gerar rendimentos, através da sua aplicação. Ou seja, ele não é apenas o dinheiro, mas também outros ativos como, por exemplo, os investimentos financeiros e os estoques de uma empresa.

Na economia, capital é qualquer bem aplicado na criação de oferta de novos bens ou serviços. Não se limita, portanto, ao dinheiro investido. Tradicionalmente, o capital é considerado um dos fatores de produção junto à terra (incluindo todos os seus recursos naturais) e o trabalho.

Capital financeiro é o conjunto de ativos que movimentam a economia e podem ser convertidos em dinheiro. É o caso dos títulos de renda fixa e das ações negociadas na bolsa de valores, por exemplo.

Por definição: Capital Social é o valor investido que será colocado a disposição da empresa por cada um dos sócios, seja bens financeiros ou bens materiais.

Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural.

O capital social é uma parte do patrimônio social, correspondendo apenas aos aportes dos sócios e acionistas. Já o patrimônio social é tudo aquilo que compõe a sociedade, somando então bens, estoque, equipamentos, valor da marca e mais.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital. A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, uma das medidas de riqueza nos tempos antigos.

Tipos de capital social
Mas quando nos aproximamos da definição de capital social, percebemos que existe uma subdivisão em dois tipos, o capital subscrito e o capital integralizado.

São capital técnico o capital circulante (bens que são utilizados em apenas um processo produtivo; por exemplo, as matérias-primas) e o fixo (aqueles que são passíveis de utilização em mais do que um processo produtivo, que pertencem ao imobilizado das empresas; é o caso da maquinaria utilizada na produção).

Capital: O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.

Na contabilidade, o capital é o montante disponibilizado à empresa para que seja utilizado nas atividades que realiza, podendo gerar suas receitas e lucros. Este valor corresponde ao Patrimônio que a empresa possui e que foram financiados pelos seus proprietários ou por meio de dívidas.