O que é clonagem?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.

Clonagem é um mecanismo de reprodução assexuada realizado por alguns organismos, como algumas espécies de plantas. Esse mecanismo origina organismos idênticos ao progenitor. Clonagem é um mecanismo de propagação de alguns organismos, como algumas espécies de plantas e bactérias.

A clonagem é um processo artificial pautado na reprodução de cópias genéticas (organismos idênticos) de determinados seres vivos através de um filamento de DNA. Ao invés de utilizar os gametas sexuais masculinos (espermatozoides) e feminino (óvulos) érealizada usando as células somáticas.

Você sabe o que é clonagem?

  • Tipos de clonagem. Existem vários tipos de clonagem, que podem ser classificadas como naturais ou artificiais. ...
  • Clonagem natural. ...
  • Clonagem induzida. ...
  • Clonagem reprodutiva. ...
  • Clonagem terapêutica. ...
  • Comentário CCB:

Proposta aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia altera código penal e tipifica como crime a adulteração do IMEI, número de identificação internacional do aparelho. Clonagem de aparelho celular pode se tornar crime punível com prisão de um a três anos.

A clonagem humana enfrenta alguns problemas, como, por exemplo, a instabilidade genética, que pode resultar em deficiência ao desenvolvimento fetal, advindo, conseqüentemente, problemas fisiológicos de difícil reparação.

Pontos negativos da clonagem:
· Técnica de baixa eficiência. Vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento. Grande número de anomalias. Envelhecimento Precoce.

A clonagem, diferentemente do que muitos pensam, não possui como único objetivo a formação de novos indivíduos, podendo ser usada também para fins terapêuticos. Ouça o texto abaixo em aúdio! A clonagem é um processo que pode ser definido, simplificadamente, como a produção de cópias de outro indivíduo.

O primeiro clone humano nasceu ontem, afirmou a química francesa e integrante da seita raeliana Brigitte Boisselier. Segundo Boisselier, 46, presidente do laboratório Clonaid, uma menina chamada Eve teria nascido de cesárea com 3,1 quilos às 14h55 (horário de Brasília) do dia 26, e suas condições são estáveis.

A clonagem molecular possui inúmeras aplicações e vem ganhando cada vez mais importância nos últimos anos. Entre as possibilidades estão o desenvolvimento de proteínas recombinantes mais seguras para o tratamento de doenças, o aprimoramento da terapia genética, a produção vacinas, além do uso na agricultura.

Dolly foi criada por pesquisadores do Instituto Roslin (Escócia) e viveu neste local durante seus 10 anos de vida, quando foi eutanasiada, às 15 horas do dia 14 de janeiro de 2003, em razão de uma infecção pulmonar incurável.

A clonagem que, atualmente, vemos divulgada na mídia é, na maioria das vezes, a clonagem reprodutiva. Há, no entanto, outros tipos de clonagem, como a tecnologia de DNA recombinado e a clonagem terapêutica.

A clonagem é a replicação fiel de uma linha legítima, ou seja, é como se houvessem dois aparelhos unidos por um mesmo plano de telefonia, operadora, número de contato e de identificação do fabricante. Assim, uma pessoa com intenções ruins passa a ter acesso a diversas informações pessoais e a utilizá-la para golpes.

Porém, afirmou que, atualmente, existem três clones humanos, crianças entre três e cinco anos, que vivem no leste europeu (mas não revela os nomes dos países).