O que é budismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O budismo é uma religião indiana baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, conhecido como o Buda. De caráter filosófico, é considerado não teísta porque o conceito budista de “Deus” é diferente do conceito ocidental onde um único ser supremo, divino, eterno, celestial e todo-poderoso é criador de todas as coisas.

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação. Segundo Buda, é quando o indivíduo encontra a paz e a tranquilidade, cessando as oscilações dos pensamentos e das emoções, se livrando do sofrimento do mundo físico.

O objetivo do budismo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

Fundamento da moralidade budista e ponto de partida para o verdadeiro crescimento do ser humano, os Cinco Preceitos são:

  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não mentir.
  • Não ter má conduta sexual.
  • Não se entorpecer com álcool ou drogas.

Suas vidas se restringem a meditar, comem apenas uma vez por dia e vivem de doações. Não possuem bens e têm apenas um manto e um par de chinelos, pois não precisam de muito para viver.

Por fim, com esta perspectiva religiosa, o indivíduo budista acaba por fazer parte de uma religião não-teísta, mas intimamente ligada ao divino através da tentativa dele mesmo se tornar “deus”, ou na linguagem budista, se tornar um buda, reconhecendo as qualidades da deidade, sendo que um dos caminhos para tal é a ...

Além do mais, nossa prática implica orar com o melhor enfoque, duas vezes ao dia.

Dalai Lama

Atualmente, o Dalai Lama está na sua 14ª reencarnação e a pessoa que está nessa posição atualmente chama-se Tenzin Gyatso. Ele foi entronizado como Dalai Lama em 1940 e o responsável por mediar o conflito existente entre a China e o Tibete. Ganhou um Nobel da Paz por seu papel na promoção da paz no Tibete.

O nirvana é, sobretudo, um momento de paz e um estado de consciência e atitudes que tem a qualidade da libertação da alma e da plenitude na existência.

No Budismo também não existe a noção de pecado original, pois, segundo os budistas, ninguém nasce pecador, mas as pessoas sofrem porque vivem. Então a primeira sensação do viver é o sofrimento e não a felicidade uma vez que, a vida é sofrimento.