O que é bom para hemorroida?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Faça banhos de assento com água morna de duas a três vezes ao dia. Respeite a necessidade de evacuar e vá ao banheiro assim que a vontade surgir. Adote uma dieta saudável, com bastante água e alimentos ricos em fibras. Faça compressas geladas para aliviar a dor e eliminar o inchaço.

Alimentação: uma dieta rica em fibras e probióticos (bactérias benéficas) é a recomendação médica número 1. Pomada: um creme anti-inflamatório traz um pouco de alívio — mas não vai resolver a questão. Elástico: feito no ambulatório, envolve a base da hemorroida. Sem sangue, ela necrosa e cai.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  • Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  • Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  • Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  • Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

Faça compressas de gelo. Elas ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Alimentos a evitar na sua dieta para hemorroida
Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles. A pimenta deve ser usada com moderação – ela pode agravar a dor.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Quais os sintomas de hemorroidas?

  • Coceira ou irritação ao redor do ânus.
  • Dor ou desconforto na região anal.
  • Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).
  • Sensação de inchaço ou pressão na região anal.
  • Protuberâncias na região anal, que podem ser sensíveis ao toque.