O que é bom para dor no estômago?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Como tratar da dor de estômago?

  • Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  • Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  • Praticar algum tipo de atividade física.

O que fazer para aliviar a dor de estômago
Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

Antiácidos, analgésicos e antibióticos podem aliviar o desconforto estomacal.

Se você sente dores frequentes no estômago, isso é sinal de que algo não está bem. Essa dor pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Ou seja, estar atento aos pequenos sinais lhe ajuda a evitar possíveis complicações e receber o melhor tratamento.

Dentre as principais causas de dor na região do estômago citamos a gastrite ou úlceras gástricas e duodenais. Os principais responsáveis são bactérias (como o Helicobacter pylori), o uso de medicamentos, como antiinflamatórios, fatores genéticos e tabagismo.

Qualquer dor de estômago que não melhora deve ser sinal de preocupação. Alguns sintomas associados a essa dor são sinais de alerta para doenças mais graves: dificuldade para engolir, sangue no vômito ou cocô, acordar à noite com dor, cocô muito escuro, anemia, emagrecimento ou perda de apetite, e febre.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Quando a causa da dor são gases, estresse ou um alimento que não caiu bem, o desconforto costuma passar em poucos dias. O que muita gente não sabe é que, se for constante, a dor pode ser não apenas um incômodo, mas um sintoma de alguma doença que precisa de tratamento.