O que é bom para dor de barriga?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Confira agora!

  • 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  • 2) Hidratação. ...
  • 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  • 4) Compressa morna.

Tratamento para dor de barriga:
Os sintomas podem ser controlados através de analgésicos, antiemético como dipirona e antiespasmódicos. O soro fisiológico deverá ser bebido enquanto a pessoa ainda estiver com diarreia, a cada evacuação deve ser tomado 1 copo de sono.

  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Confira 8 receitas.

  1. Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  2. Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  3. Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  4. Chá de Pitanga. ...
  5. Chá de Quitoco. ...
  6. Chá de araçá ...
  7. Chá de Romã ...
  8. Cidreira.

A dor de barriga é um desconforto comum causado por excesso de gases, necessidade de ir ao banheiro, cólica, desequilíbrio da flora intestinal, infecções gastrointestinais e até mesmo fatores emocionais, como ansiedade. Os motivos para o incômodo são muitos e podem apresentar complexidades distintas.

As doenças associadas à diarreia podem ser causadas por diferentes microrganismos, como bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários. A infecção acontece a partir do consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos, pessoas ou animais contaminados.

Infecção intestinal e diarreia
As infecções intestinais, sejam elas de origem bacteriana ou viral, são causas comuns de dor abdominal. A manifestação mais comum é uma cólica abdominal associada a diarreia e/ou vômitos. Infecções bacterianas graves podem provocar diarreia sanguinolenta, quadro conhecido como disenteria.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

- limão. Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal. Durante a diarreia como já referimos é fundamental o aumento do consumo de líquidos, por isso as sopas são uma ótima opção.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.