O que é bom para azia na gravidez?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Mais dicas de prevenção

  • Tomando sorvete.
  • Comer folhas de manjericão.
  • Sucos de frutas.
  • Mascar chicletes.
  • Comer alimentos a base de grãos integrais.
  • Bebidas fermentadas como o Yakult.
  • Beber muita agua.

Alimentos muitos pesados e de odores fortes, principalmente quando são consumidos à noite, podem piorar a azia. Além disso, alguns alimentos ainda podem irritar o estômago, agravando ainda mais o quadro, principalmente aqueles que contêm uma dose alta de cafeína ou que são extremamente condimentados.

Logo, comer frutas que ajudam a controlar a sensação de acidez no estômago, como maçã ou pera, é uma alternativa. Ou, consumir produtos gelados, por exemplo, sorvetes, águas e sucos irão ajudar a aliviar os sintomas.

A azia aparece normalmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. Porém, algumas gestantes podem ter o problema já no início da gravidez, junto com as náuseas e enjoos do primeiro trimestre. É um sintoma que vai e volta ao longo da gravidez, e que só se resolve após o parto.

Causas. A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Para quem sofre com azia crônica ter uma boa noite de sono nem sempre é fácil. Alguns “truques” conhecidos para aliviar essa questão são: dormir com a cabeceira da cama mais elevada e evitar comer muito perto da hora de dormir.

Gravidez e amamentação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este produto pode ser usado durante a amamentação. Sabe-se que o medicamento passa para o leite materno, no entanto nas doses recomendadas é improvável causar riscos para a lactante.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

Amenizando o problema
Veja: Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais.

Causas da azia na gravidez
Além da azia, os sintomas associados ao refluxo gastroesofágico são a dor no estômago ou no peito, náuseas e vómitos, alteração da voz, dor de garganta ou mesmo tosse.

Quando você ingere um alimento, seu estômago fica cheio e produz suco gástrico para digeri-lo e ao se deitar as chances do conteúdo do estômago retornar e provocar a azia são maiores.

Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral. O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.

Consumir água com gás não prejudica a gravidez. Durante esse período, porém, é comum a sensação de estômago cheio e inchaço. Por isso, o consumo de água com gás pode causar um certo incômodo em algumas gestantes, mas não há contraindicação.

Este medicamente não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Pode causar diarréia. Caso isto ocorra, principalmente em crianças e idosos, o paciente deve imediatamente interromper o uso deste medicamento.