O que é amido de milho?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra maisena, termo do qual deriva a marca comercial Maizena, um amido de milho criado nos Estados Unidos em 1842, agora produzido pela empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.

Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.

Amido de milho é um ingrediente popular usado para engrossar sopas, molhos, sobremesas e em várias outras receitas. O pó branco não contém glúten e é um carboidrato extraído do endosperma do milho. Sua função é dar liga aos preparos, manter recheios unidos e ajudar na consistência dos pratos.

"¿ A Maizena é a marca número um de amido de milho, reconhecida pela sua icônica caixa amarela que há 140 anos faz parte da família brasileira ¿ O amido de milho é incrivelmente versátil na hora do preparo de vários pratos, seja no bolo fofinho e na batata frita crocante ¿ Maizena Tradicional é ideal para realçar a ...

Um detalhe importante é que, enquanto a farinha de trigo possui glúten, o amido de milho não, o que o torna uma opção de substituição para os celíacos.

Fécula de batata, polvilho, e farinha de araruta são algumas opções. Confira a lista completa. O amido, também chamado de fécula, é um carboidrato encontrado em alimentos vegetais como o milho, a batata, o arroz e o trigo.

Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.

Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.

Justamente por ser considerado um carboidrato refinado, ele peca em diversas vitaminas e minerais. Tais condições colaboram para um aumento do índice glicêmico, fator diretamente relacionado ao ganho de peso. Entretanto, quando utilizado em pequenas quantidades, o amido de milho não faz mal.

MAIZENA® é um amido de milho que pode ser utilizado em diversas receitas e não contém glúten. Pode ser usado como espessante, por exemplo, no preparo de mingaus, cremes, molhos e sobremesas, para dar leveza em bolos e deixá-los mais fofinhos, e também para dar crocância em biscoitos.

O amido de milho é rico em vitaminas, como a do tipo A, E e do complexo B. Ele também possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco. Podemos dizer que ele auxilia em uma alimentação mais saudável e equilibrada e é uma ótima fonte de energia para o corpo, pois fortalece o sistema imunológico.

O amido de milho, também conhecido como fécula de milho, é um pó branco obtido do amido extraído do milho. É um ingrediente amplamente utilizado na culinária e na indústria alimentar, pois tem a capacidade de espessar e dar consistência aos alimentos.