O que é a tripa de baixo do camarão?

Perguntado por: iribeiro5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.

No caso do camarão cinza, o processo é similar, mas é possível retirar as tripas até com um palito de dente. E não se deixe enganar: nenhum camarão tem tripas na parte inferior! Trata-se de um nervo de locomoção que não precisa ser retirado no processo de limpeza.

A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).

Seja qual for a forma, uma coisa é certa: tem que tirar fora a tripinha, aquele traço escuro que se vê ao longo do corpo do camarão. Essa é a parte mais delicada da limpeza, já que o trato intestinal fica dentro da carne.

Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que justamente a cabeça , a casca e a cauda do camarão – as que costumam ir direto para a lata do lixo – são as mais ricas em proteína, ácidos graxos e ômega 3, nutrientes importantes para preservar o coração e dar um “plus” no sistema ...

No caso do CAMARÃO demostra um cuidado maior no preparo do alimento. DÚVIDAS: - Sim, o sistema digestório dos crustáceos fica localizado no dorso do animal.

O sistema digestório do camarão branco, como de outros Decapoda, está dividido em intestino anterior, médio e posterior.

A cabeça do camarão pode parecer inofensiva, mas esconde um perigo pouco conhecido: a presença de cádmio, um metal pesado e extremamente tóxico.

Mesmo com esses benefícios, existem algumas contraindicações. O camarão possui um alto teor de colesterol, mas se incluído em uma dieta balanceada, não existe qualquer risco. Quem sofre com ácido úrico, o consumo deve ser controlado, pois o camarão conta com uma alta dose de purina.