Quem treina pode comer bolo de mandioca?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Bom para praticantes de atividades físicas: por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, fonte de vitaminas e minerais, a ingestão da mandioca é fonte de energia para antes do treino e no pós-treino.

Como a mandioca é rica em carboidratos, ela é uma boa fonte de energia, o que a torna uma boa opção para quem faz exercícios físicos, já que essas atividades consomem glicogênio, cuja fonte são os carboidratos.

Conhecida por diversos nomes em nosso país – macaxeira, aipim, mandioca-mansa e mandioca-brava – é um dos legumes para ganhar massa muscular. É um carboidrato complexo, então apresenta alto valor energético e é fonte de fibras.

Por ter um alto índice glicêmico, a mandioca pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue se consumida em grandes quantidades. No entanto, quando combinada com uma dieta balanceada e consumida com moderação, a mandioca pode ser uma adição segura à dieta de um diabético.

A mandioca, como mencionamos acima, é bastante benéfica para nossa saúde, e possui enorme valor nutricional, essas fibras que a mandioca possui, pode agir diretamente em seu sistema contra diversos tipos de doenças, como por exemplo, diabete, derrame e infarto, como também melhora o trânsito intestinal.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros.

4) Bolos e tortas: Apresentam grande concentração de carboidratos, porém não são carboidratos específicos para serem ingeridos após o treino. Além de possuírem grande concentração de gordura trans.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

ÁLCOOL E FRITURAS
Além disso, diminuem os níveis de testosterona no organismo. Por isso, podemos dizer que o consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo para a hipertrofia e os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados", explica a nutricionista.

Alimentos industrializados, por exemplo, devem ser evitados quando falamos de hipertrofia, pois são altamente calóricos e não trazem nenhum tipo de benefício ao organismo, tampouco para o ganho de massa muscular.

Existem 173 calorias em 1 fatia (60 g).