O que é a técnica de brainwriting?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O brainwriting é uma técnica de geração de ideias na qual os participantes escrevem suas ideias sobre uma questão específica por alguns minutos, sem falar.

As 3 etapas são as seguintes:

  1. Apresentação do tema. Antes dos participantes começarem a fazer suas sugestões, o mediador deve apresentar o tema, ou seja, o problema a ser resolvido, o produto ou campanha a ser criado… ...
  2. Rodadas. ...
  3. Consolidação das ideias.

Brainstorming é uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas. A Tempestade de Ideias, em português, é feita em uma reunião e permite o compartilhamento de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.

No brainstorming as pessoas competem por atenção e, finalmente, quando são ouvidas, todos precisam escutar sobre uma ideia, enquanto no brainwriting elas são construídas simultaneamente. O resultado? Pelo menos 108 ideias em uma sessão normal.

Como fazer um Brainstorming?

  1. Escolha um líder para a atividade. Ter um líder conduzindo o brainstorming fará com que a atividade seja bem executada. ...
  2. Incentive a colaboração de todos os membros. ...
  3. Não critique nenhuma ideia. ...
  4. Marque o tempo de anotações. ...
  5. Registre todas as ideias. ...
  6. Selecione as melhores ideias.

Já no caso do brainwriting, como o próprio nome indica, os participantes devem escrever suas ideias sobre um assunto específico ao invés de verbalizá-las. Funciona da seguinte forma: de modo silencioso, o primeiro participante deve escrever suas ideias e passá-la para a próxima pessoa da equipe.

Como tudo o que precisa ser implementado, o brainstorming também conta com etapas que precisam ser seguidas para que ele seja o mais eficiente possível. Confira quais são: Preparação Prévia; Reunião; Chuva de Ideias; Seleção; Definição.

Brainstorming é uma técnica utilizada para resolução de problemas através de uma tempestade de ideias. Essa metodologia tem como objetivo reunir o maior número de ideias, sem julgamentos sobre certo e errado.

O brainstorming nada mais é do que uma técnica utilizada para compartilhamento e criação de insights. Em outras palavras, trata-se de uma chuva de ideias que, em um primeiro momento, são recebidas sem qualquer filtro e só depois são consideradas a partir dos seus aspectos práticos.

Sendo assim, existem alguns tipos de brainstorming, sendo eles:

  • Estruturado;
  • Não estruturado;
  • Individual;
  • Em grupo;
  • Reverso;
  • Speedstorming.

O brainwriting, ou originalmente 6-3-5 brainwriting, é uma variação do brainstorm, criado pelo publicitário Alex Osborn na década de 1950. A técnica foi criada por Bernd Rohrbach, e entende que a formulação de uma boa idéia depende do grau de contribuição de colaboração dos envolvidos.