O que é a linguagem cartográfica?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A linguagem cartográfica traz com ela um sistema de signos que incluem desde as coordenadas, escala, projeções, símbolos, legendas e outro, que necessita ser representada espacialmente de forma coerente para que possa se ter o ensino-aprendizagem.

A linguagem cartográfica está associada ao desenvolvimento de estruturas do pensamento que possibilitam a leitura, compreensão e produção de representações espaciais e possui uma simbologia específica, cuja mensagem pode ser lida e interpretada.

A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).

A cartografia trabalhada também como linguagem auxilia na alfabetização carto- gráfica, pois, ao utilizar a linguagem cartográfica para construir o conhecimento de outras temáticas o aluno internalizará os conceitos geográficos com maior naturalidade, podendo ser cultivada nos demais contextos geográficos e na vida ...

Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.

Um mapa é uma forma de comunicação. Ele conjuga as propriedades da linguagem visual, expressa na imagem formada pelo arranjo de tonalidades, cores, formas e texturas, com a linguagem sonora (escrita), presente no título, na legenda, na toponímia (os nomes dos lugares ou objetos) e em outras partes do mapa.

Nessa perspectiva, o docente em suas práticas educacionais pode utilizar materiais diversos como: desenhos, esquemas, mapas, fotografias, imagens de satélites, recursos audiovisuais, entre outras alternativas para que o aluno possa compreender as particularidades de cada linguagem.

Para possibilitar a leitura, o mapa deve conter a identificação clara do significado dos símbolos e cores adotados na representação. É importante também que não estejam muito carregados, com excesso de informações que comprometam a apreensão visual.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

Há registros de mapas que datam de antes da própria escrita, encontrados em pinturas rupestres de cerca de 2.400 anos a.C. A palavra “cartografia” surgiu apenas no século XIX, mas essa ciência que busca a representação geométrica plana da Terra por meio de mapas ou cartas evoluiu durante toda a história.

A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.

Entendemos que, a partir da Geografia, a Cartografia Escolar é o caminho para o conhecimento espacial. Para isso então, se faz necessário a Alfabetização Cartográfica, entendida como a construção de noções básicas de localização, organização , representação e compreensão da estrutura do espaço.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Os elementos fundamentais do mapa são:
Título: local, assunto, data. Legenda: o que os símbolos significam. Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico.