O que é a arte popular?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A arte popular é a arte da intuição, aquela em que o artista exerce seu ofício sem ter frequentado escolas de artes para esse fim. Apesar disso, suas obras são de altíssimo reconhecimento estético e artístico. Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura.

Em outras palavras, Podemos dizer que “Arte Popular” é, independente de qualquer coisa, a arte de um povo, configura-se como forma de expressividade de artistas do povo. É constituída por artefatos, peças artísticas e escritos produzidos por pessoas as quais não se atribui nenhum conhecimento acadêmico ou letrado.

Pinturas, esculturas, cerâmicas, tecelagem, bordados, entalhes em madeira e arte em papel são apenas alguns exemplos. A arte popular está presente em manifestações como o artesanato de cerâmica em Minas Gerais, as esculturas de madeira de Aleijadinho em Ouro Preto e as festas populares como o Carnaval e o São João.

São representantes do povo, que possuem uma habilidade ou dom nato e o desenvolveram. Para criar suas obras os artistas baseiam-se nos hábitos, mitos da região, folclore e na cultura do lugar. Transferem para suas obras todos os seus sentimentos, valores e até mesmo as dificuldades.

O movimento pop-art surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico. A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”.

Há quem considere que a arte popular é formada pelas manifestações artísticas que cria e consome o povo, em oposição à alta cultura ou à cultura académica. Um copo de barro criado por um artesão para recolher água é um exemplo de arte popular, ao passo que uma pintura numa tela num museu pertenceria à arte elitista.

A arte popular pode ser definida como a arte não acadêmica produzida pela classe de trabalhadores ou por artistas que representam os seus interesses, volta-se para um consumo não mercantil, pois sua produção está subordinada às funções utilitárias e rituais dos objetos que criam, com o objetivo de atender as ...

Essa arte popular é feita pelo povo com o intuito retratar a cultura em que vivem. À medida que a indústria, o comércio e o transporte começam a oferecer a todas as pessoas acesso livre às mais recentes ideias e produtos, uma verdadeira arte feita por artistas populares começa a desaparecer.

Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.

A maior parte da arte popular que encontramos em nosso país tem origem nos povos que parti- ciparam da formação do Brasil: europeus, afri- canos e dos primeiros habitantes, os indígenas, que iniciaram a nossa história. Estas três etnias fundiram-se e contribuíram com características e influências distintas.

A importância do artista na inclusão social
São capazes de transmitir alegria, conhecimento e emoções até nos cenários mais tristes de nossa realidade. Além da desigualdade, a inclusão social abrange um grupo muito maior de pessoas, como deficientes, indivíduos com dificuldade de aprendizado, entre outros.