Como é um ovo de borboleta?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

O tamanho dos ovos varia de 1,0 a 1,2 milímetros de altura para 0,7 milímetros de diâmetro. A espécie possui ovos esbranquiçados com formato elíptico, ou seja, com extremidades maiores do que a largura. Portanto, a coloração, formato e quantidade de ovos variará conforme a espécie de borboleta.

Os ovos depositados pela fêmea têm forma ovoide e achatado, apresentam tamanho que varia de 1,0 a 1,3 mm de comprimento e 0,9 a 1,2 mm de largura (Figura 1). Depois da postura tem cor amarelo claro, se fecundado passa a amarelo escuro, muda para alaranjado e finalmente para cinza.

A borboleta sai voando a procura de néctar ou frutas para se alimentar. Essa bota seus ovinhos em folhas de árvores e assim começa tudo de novo. O ovo vira lagarta, a lagarta vira casulo e do casulo sai outra borboleta.

Os ovos possuem coloração verde-clara passando a alaranjado. Os ovos são colocados em massa, cerca de 100 por vez em camadas sobrepostas, na parte superior das folhas. A fase de ovo tem duração de 3 dias a 25ºC. A lagarta (larvas) inicialmente são claras, passando para pardo escuro a esverdeada até quase preta.

O CASULO
Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta de 5° instar torna-se amarelada e translúcida, e começa a segregar duas proteínas semi-líquidas (sericina e fibroina), que se solidificam ao entrar em contato com o ar. Estas proteínas formam o fio de seda, com o qual formará o casulo.

O ovo apresenta forma oval e medem normalmente de 1,0-1,3 milímetros de comprimento e de 0,9-1,2 mm de largura. Os ovos que não mudarem de cor, provavelmente são inférteis. O tempo de vida da mariposa fêmea é de cerca de 15 dias e da mariposa macho é de 8 dias.

Enquanto os casulos subterrâneos não precisam de cuidados, talvez seja necessário mover uma pupa estiver em um lugar inapropriado. Se você acha que a pupa ou casulo esteja localizado em um local muito apertado para permitir que a borboleta distenda e gire as asas, pode ser melhor movê-lo.

As borboletas ficam atentas para a textura da folha a fim de garantir que ela não se quebrará após a postura dos ovos. Os ovos, geralmente, são cilíndricos e pequenos. Eles demoram de 5 a 15 dias para eclodir, dependendo da espécie, e liberar as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.

De acordo com a espécie de borboleta, podem ser liberados até 10 mil ovos.

Tudo começa quando a borboleta fêmea coloca os seus ovos nas folhas das plantas. Estas folhas são muito importantes, pois servem de alimento para a borboleta quando nascer. Os ovos demoram cerca de 5 a 15 dias para eclodir e dar origem ao estágio seguinte: larva.

É uma “cápsula” de cor marrom, que contém cerca de 30 ovos. Medem aproximadamente 7mm. São muito resistentes e por isso, podem sobreviver a condições severas. A fêmea carrega a ooteca que fica colada ao seu abdômen por cerca de dois dias.

OVO INFÉRTIL de formato alongado, apresentando 80 a 90µm de comprimento, casca mais delgada com camada albuminosa muito reduzida, irregular ou ausente. O interior do ovo infértil é cheio de grânulos refringentes, de aspecto grosseiro.

Os ovos são amarelos e são colocados em pequenos grupos, em plantas onde existam afídeos (pulgões das plantas), pois será esse o alimento das larvas e dos adultos de joaninha.

Quando a borboleta emerge da sua crisálida, suas asas são pequenas e molhadas, e a borboleta ainda não pode voar. A borboleta deve bombear fluidos de seu abdome através das veias de suas asas, o que faz com que as asas se expandam até seu tamanho total.