O que é a taturana cachorrinho?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

A taturana cachorrinho, também chamada de lagarta de fogo, tromba de elefante ou marandová, é uma espécie de lagarta. O contato com a pele pode ser perigoso. Apesar de ser uma taturana na fase larval, a taturana cachorrinho passa por diversas etapas durante a vida e muda a aparência várias vezes.

"Não é atoa que a espécie também é conhecida como lagarta-de-fogo. Esses pelos possuem uma toxina que é utilizada como defesa contra predadores. Em casos de acidente com humanos, a pessoa sente dor intensa no local, que pode se espalhar para outras regiões do corpo".

No entanto, é necessário ficar bem alerta diante dessa espécie, pois quanto mais chamativas as lagartas , mais venenosas elas são. Acompanhe! A lagarta de fogo é uma espécie de taturana classificada como uma das mais perigosas do mundo.

Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. “Também podem ocorrer mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer.

O pesquisador-científico do Instituto Biológico, Francisco José Zorzenon, esclarece que as patas das lagartas não são venenosas. “São suas cerdas, geralmente da região dorsal, que possuem glândulas venenosas”, afirma. Ele diz ainda que nem toda lagarta peluda é venenosa.

Dependendo da lagarta, os sintomas podem tratados com medidas para alívio da dor, como compressas frias ou geladas.

O que é a lagarta cachorrinho
Entre eles estão taturana cachorrinho, lagarta urticante, taturana ursinho ou taturana gatinho. Ela é da espécie Podalia orsilochus, da família Megalopygidae. Essa lagarta é fácil de identificar pela sua aparência.

Algumas coisas podem ser feitas para reduzir ou tratar os efeitos de queimadura por lagarta, como lavar o local queimado com água corrente e realizar compressas com gelo. Ainda, você pode usar ingredientes naturais, como a babosa, que tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes.

Algumas medidas práticas para evitar contato com a lagarta são manter o quintal ou terreno sempre limpo. Outra dica é pintar os troncos de árvores com cal pelo menos até um metro e meio acima do solo. Dessa forma fica fácil visualizar a taturana e tomar os cuidados cabíveis.

Em determinada época, principalmente nos primeiros meses do ano, os acidentes com taturanas se tornam corriqueiros e eles são realmente perigosos, podendo causar hemorragias e insuficiência renal. A taturana, é a fase jovem (a larva) das borboletas do gênero Lonomia.

Estamos na época de Lonomia, uma taturana extremamente perigosa, cujo veneno pode provocar hemorragia interna e insuficiência renal, podendo inclusive ocasionar a morte. Elas ficam aglomeradas nas árvores dessa maneira, que é uma das características dessa espécie.

O principal deles é uma mosca da família Tachinidae.

Ela apresenta pilosidade, assim como propriedades urticantes; ou seja, em contato com a pele, pode causar hemorragia em alto nível e até mesmo provocar a morte do indivíduo, em casos mais graves.