Como a arte pode educar?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

As artes permitem que as crianças cresçam em confiança e aprendam a pensar positivamente sobre si mesmas e sobre o aprendizado. As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual.

Como afirmamos, o estudo das artes auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e competências que serão levadas da infância para a vida do indivíduo. Isso porque as artes têm a capacidade de trabalhar com a representação da realidade, de uma forma muito subjetiva e individual.

Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.

As obras de arte para crianças, assim como qualquer outro tipo de expressão artística, também contribuem para o desenvolvimento emocional. Ao observar um trabalho artístico, elas emitem sua própria expressão sobre o trabalho e podem fazer uma leitura dele, exercitando sua empatia e senso crítico.

Incentiva a criatividade das crianças, desenvolvendo sua imaginação, conhecimento e sensibilidade, tanto por meio da exposição a artistas conceituados quanto com atividades de desenhos e pinturas em sala de aula. Ajuda a criança a se situar no espaço, o que permite que ela perceba as suas limitações e possibilidades.

A arte na escola tem o poder transformador de desenvolver a criatividade e a capacidade intelectual, ensinar a solucionar problemas, desafiar limites e aumentar o repertório cultural.

Desenvolve a autonomia, a autoestima e o pensamento crítico. A expressividade infantil por meio das artes é uma maneira da criança se autoconhecer, identificando emoções e sentimentos.

A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. Qual criança que não gosta de colorir e desvendar o mundo das cores com um pincel?

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

A Arte contribui para o desenvolvimento da autonomia criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre racionalidade, sensibilidade, intuição e ludicidade. Ela é, também, propulsora da ampliação do conhecimento do sujeito relacionado a si, ao outro e ao mundo.

A arte-educação é epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos como se aprende arte na educação infantil, no ensino fundamental e médio e no ensino superior". Deste modo, é preciso enxergar a arte como um objeto de estudo aprofundado e não somente como uma atividade a mais nas instituições brasileiras.

A arte também demonstrou ter papel importante na prevenção de doenças, promoção da saúde e gerenciamento e tratamento de doenças ao longo da vida, como aponta este relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2019.

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

Estimula o desenvolvimento do pensamento crítico; promove a criatividade e o senso estético; possibilita a análise de estilos e procedimentos; proporciona conhecimento histórico (fatos e ideologias); contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social; é meio de expressão e comunicação; tem uma função social: ...

A arte na educação possibilita ao aluno um senso critico, a capacidade de expressão, permitindo que ele aprenda não só a linguagem, mas também os sentimentos, as emoções, que possa conhecer as várias culturas, interagir socialmente respeitando a diversidade.