O que dói mais um tiro ou uma facada?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Depende do calibre da arma e da faca. Uma facada é em geral mais letal do que um tiro de pistola, pois destroi mais o corpo e causa mais sangramento do que o tiro. Essa é melhor não descobrir parceiro. É fácil, peça a alguém para lhe dar uma facada num pé e um tiro no outro.

Tipo de dor: dor pulsátil ou latejante. Localização: Muitas vezes em um lado da cabeça, mas pode afetar ambos os lados.

A bala, a depender do calibre e da distância do tiro, pode atravessar o corpo sem atingir nenhum órgão vital. Rafael Noronha Cavalcante diz que o risco é menor quando a facada atinge, por exemplo, músculos, tendões e ossos.

As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).

Os ferimentos de facada são dolorosos, sangrentos e potencialmente fatais. É preciso realizar tratamento imediato para conter o sangramento e estabilizar a vítima até que ela possa ser examinada por profissionais.

Uma facada é em geral mais letal do que um tiro de pistola, pois destroi mais o corpo e causa mais sangramento do que o tiro. É fácil, peça a alguém para lhe dar uma facada num pé e um tiro no outro. Depois analise qual dos pés lhe doi mais. Qual é mais doloroso, um tiro ou uma facada?

“Mesmo quando a perfuração atinge veia ou artéria, o sangue só jorra para fora quando a barriga fica muito cheia de sangue”, afirma. O cirurgião explica que, quando se fala “perdeu sangue”, significa que o sangue saiu do vaso sanguíneo e se acumulou dentro da cavidade abdominal.

O desconforto pode irradiar para o braço esquerdo ou direito e a mandíbula, causando formigamento. Neste caso, a pessoa também pode apresentar tontura, náusea, dificuldade de respirar e dor de cabeça intensa.

O fígado é o filtro, o coração é a bomba, o cérebro toma decisões, cada um com sua fatal indispensabilidade. Impossível o funcionamento aceitável do corpo sem o concurso dessas peças.

Depende das localizações das facadas. Se perfurar uma artéria importante pode demorar uns 5 minutos. Caso as facadas não atinjam regiões com grandes artérias, pode nem morrer.

"Não é que não está sangrando, é que você que não está vendo", afirma o médico do Hospital 9 de Julho. Em casos de hemorragia interna, é necessário encontrar os locais de sangramento através de exames ou intervenções cirúrgicas.